MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Curitiba registra a maior inflação do país em setembro

Preços aumentaram 7,72% na cidade entre janeiro e agosto deste ano. A tendência se espalha por todo Paraná

Da Redação

·
Curitiba registra a maior inflação do país em setembro
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2021, 14:57:24 Editado em 21.10.2021, 15:17:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a cidade de Curitiba tem a maior inflação do país neste momento. O levantamento faz parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

continua após publicidade

Considerando o acumulado em 12 meses, entre agosto de 2020 e agosto de 2021, a cidade também tem o maior índice de inflação, com 12,08%, enquanto a média nacional é de 9,68% no mesmo período.

De acordo com os especialistas, uma série de fatores conjunturais estão fazendo com que os preços de alguns produtos estejam em alta.

continua após publicidade

Um deles é a alta do dólar. Com o real desvalorizado, produtos que têm preços no mercado internacional em dólar, como o petróleo, que é base para a formação de preços de combustíveis ou gás, ficam mais caros no país.

O dólar alto também impacta no preço dos alimentos produzidos no país. "Os produtores de carnes, por exemplo, ganham mais exportando do que vendendo internamente. Desta forma, há menos oferta e os preços tendem a aumentar", afirmou o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Paraná, Sandro Silva.

Segundo os economistas, o aumento do dólar, a estiagem e o aumento dos combustíveis provocam uma reação em cadeia nos outros preços, por influenciarem os custos básicos de vários produtos ou serviços.

continua após publicidade


As informações são do G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Curitiba registra a maior inflação do país em setembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!