Paraná

Curitiba registra a maior inflação do país em setembro

Preços aumentaram 7,72% na cidade entre janeiro e agosto deste ano. A tendência se espalha por todo Paraná

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Curitiba registra a maior inflação do país em setembro
fonte: Pixabay
Curitiba registra a maior inflação do país em setembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a cidade de Curitiba tem a maior inflação do país neste momento. O levantamento faz parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

continua após publicidade

Considerando o acumulado em 12 meses, entre agosto de 2020 e agosto de 2021, a cidade também tem o maior índice de inflação, com 12,08%, enquanto a média nacional é de 9,68% no mesmo período.

De acordo com os especialistas, uma série de fatores conjunturais estão fazendo com que os preços de alguns produtos estejam em alta.

continua após publicidade

Um deles é a alta do dólar. Com o real desvalorizado, produtos que têm preços no mercado internacional em dólar, como o petróleo, que é base para a formação de preços de combustíveis ou gás, ficam mais caros no país.

O dólar alto também impacta no preço dos alimentos produzidos no país. "Os produtores de carnes, por exemplo, ganham mais exportando do que vendendo internamente. Desta forma, há menos oferta e os preços tendem a aumentar", afirmou o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Paraná, Sandro Silva.

Segundo os economistas, o aumento do dólar, a estiagem e o aumento dos combustíveis provocam uma reação em cadeia nos outros preços, por influenciarem os custos básicos de vários produtos ou serviços.

continua após publicidade


As informações são do G1

Tags relacionadas: #paraná