MAIS LIDAS
VER TODOS

Esporte

Cross Games e Beach Flag abrem Jogos de Aventura e Natureza no Paraná

A competição de Beach Flag contou com 12 times masculinos e 7 femininos disputando um sistema derivado do futebol americano

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2024, 12:21:29 Editado em 15.01.2024, 12:21:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Guaratuba sediou neste fim de semana os primeiros eventos dos Jogos de Aventura e Natureza 2024 no Litoral do Estado paranaense. A programação incluiu duas atividades que ainda são novidades para parte do grande público, mas que estão em forte ritmo de ascensão, reunindo cada vez mais entusiastas: o Cross Games e o Beach Flag Football.

continua após publicidade

No sábado (13), cerca de 300 atletas de Crossfit do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram da etapa paranaense do Cross Games no posto fixo da Praia Central de Guaratuba. A atividade já virou rotina dentro do Verão Maior Paraná e está em sua 4ª edição anual, avaliando a força e condicionamento físico dos atletas por meio da junção de exercícios aeróbicos, calistênicos e levantamento olímpico.

- LEIA MAIS: Viaturas de luxo da PMPR chamam atenção em evento especial; confira

continua após publicidade

A disputa ocorreu por meio da execução de exercícios de treinamento funcional, realizado em três baterias, cada uma com um WOD (sigla para Work of Day, ou trabalho do dia), que consiste em um conjunto de atividades a serem resolvidas em um tempo cronometrado. A competição foi dividida nas categorias for fun, iniciante, intermediário, master 35+, além de avançado em duplas e individual.

Segundo o coordenador do Cross Games Brasil, Claudio Gerônimo, o Paraná tem sediado diversos eventos da competição ao longo do último ano. “Tivemos etapas em Londrina, Paranaguá, Maringá e Carlópolis e iniciamos 2024 com a primeira competição do ano no Litoral do Estado”, disse.

Um dos atletas, Felipe Diniz, competiu pela segunda vez representando a Box Personal Cross, de Matinhos, e elogiou a estrutura montada pelo Governo do Estado para os esportes. “A programação do Verão Paraná está muito bacana, em todas as praias, para todas as idades”, contou.

continua após publicidade

BEACH FLAG:

Durante todo o fim de semana, no Complexo Esportivo de Guaratuba, também ocorreram os jogos do Beach Flag Football. A modalidade tem se profissionalizado nos últimos anos e fará parte dos Jogos Olímpicos de 2028 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mesmo com chuva em vários momentos do dia, não faltaram vontade nem bonitas jogadas.

A competição contou com 12 times masculinos e 7 femininos disputando um sistema derivado do futebol americano, com o objetivo de chegar ao fim do campo adversário e 5 jogadores em cada time, com dois períodos de 10 minutos. A principal diferença é não ter contato, bastando tirar a bandeira do adversário para encerrar a jogada do time.

continua após publicidade

O diretor esportivo da Federação Paranaense de Futebol Americano, Lincoln Israel Dias, disse que os organizadores precisaram percorrer um longo caminho desde o início das primeiras atividades nos anos 2000. “Agora, a gente está com vários times no Brasil inteiro, com cada vez mais adeptos e bastante gente assistindo. Está sendo maravilhoso a equipe aí do Verão Maior Paraná junto com a gente”, afirmou.

Para Leonardo Lorenzoni, atleta do Swamp Boys, de Curitiba, o apoio do poder público à modalidade ajuda no crescimento dela no Estado e no Brasil. “O último campeão da Copa Sul é do Paraná e agora vamos com tudo em busca do título nacional”, disse.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Praticante de atletismo, Alisson Henrique retomou os treinos do Beach Flag Football em janeiro pelo Paraná Guardian Saints, também de Curitiba, para participar da competição no Litoral. “Participamos do evento no ano passado e já pudemos notar uma crescente neste ano, com muito mais atletas de alto rendimento de outros esportes migrando para o Beach Flag”, explicou.

De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Estado do Esporte, Tiago Campos, além de estimularem a prática esportiva, as competições são mais um atrativo para quem está no Litoral do Paraná neste início de ano. “Foi um final de semana repleto de ações dos Jogos de Aventura e Natureza, que chamaram muita atenção do público, trazendo cada vez mais entretenimento para os moradores e veranistas”, afirmou.

Os eventos vinculados aos Jogos de Aventura e Natureza, com promoção da Secretaria de Estado do Esporte, vão até 3 de março nas cidades litorâneas.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Cross Games e Beach Flag abrem Jogos de Aventura e Natureza no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!