MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Cresce o número de denúncias de violência contra idosos no 1° semestre

Presidente da Criai repercute aumento de denúncias de violência contra idosos no primeiro semestre

Da Redação

·
Cresce o número de denúncias de violência contra idosos no 1° semestre
Icone Camera Foto por Kleyton Presidente / Alep
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2020, 15:08:33 Editado em 27.07.2020, 15:08:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

“Tive conhecimento de dados que mostram que as denúncias de violência contra idosos aumentaram 28% no primeiro semestre, aqui, em nosso estado. Entre janeiro e junho deste ano, foram 719 denúncias anônimas dando conta de casos envolvendo crimes e maus-tratos contra estas pessoas. No mesmo período do ano passado, foram 562 denúncias”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso e da Pessoa com Deficiência (Criai) da Assembleia Legislativa do Paraná.

continua após publicidade

O deputado ressaltou que os dados são do Disque Denúncia 181 e que, além do telefone, também é possível repassar informações pelo site portal do programa www.denuncia181.pr.gov.br/

Para o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, é muito importante que a polícia receba informações sobre a ocorrência de crimes. “Infelizmente, sabemos que a violência ocorre, mas precisamos que as pessoas denunciem para colaborar com os trabalhos de inteligência e investigação já feitos pelas polícias”, diz o secretário.

continua após publicidade

Segundo o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares, o fator pandemia fez também com que aumentasse em 21,3% o número de denúncias entre março e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. “É bem possível detectar que estes crimes ocorrem em grande maioria no ambiente familiar e esse aumento de denúncias não é necessariamente ruim, pelo contrário. Pelo anonimato, a população está confiando cada vez mais no serviço do 181 e adquirindo consciência de que a denúncia deve ser feita, até porque é lei, é dever de todos zelar pela dignidade do idoso”, ressaltou o capitão.

Vale destacar que o deputado estadual Cobra Repórter protocolou recentemente um projeto de lei na Assembleia Legislativa, em conjunto com o deputado estadual Subtenente Everton (PSL), integrante da Criai, para instituir, em caráter permanente, a Força Tarefa de Defesa do Idoso, integrada por representantes dos três Poderes do Estado e da sociedade organizada. O objetivo principal é a garantia dos direitos, prevenção e combate aos crimes contra os idosos.

“Com a Força também queremos a dinamização para instalação de Delegacias Especializadas para atendimento de idosos em todas as sedes regionais de segurança do Estado do Paraná, adequando todas as demais Delegacias existentes com espaços confortáveis exclusivamente destinados aos idosos. Importante ressaltar que o Paraná não conta com Delegacia Especializada da Pessoa Idosa”, disse o deputado Cobra Repórter.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Cresce o número de denúncias de violência contra idosos no 1° semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!