MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para quem viajar ao litoral

Para curtir a Ilha do Mel no Carnaval com toda segurança é importante tomar alguns cuidados especiais.

Da Redação

·
Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para quem viajar ao litoral
Icone Camera Foto por AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 18:18:35 Editado em 08.02.2024, 18:18:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros Militares do Paraná alerta a população que para curtir a Ilha do Mel no Carnaval com toda segurança é importante tomar alguns cuidados especiais. Em dias de chuva, os cuidados precisam ser redobrados. O mesmo vale para o caso de consumo de bebidas alcoólicas.

continua após publicidade

“A Ilha do Mel é um local muito bonito, apresenta vários pontos turísticos, porém tem riscos específicos daquela área que exigem um cuidado redobrado dos seus visitantes, por conta da localidade da ilha e também de uma eventual necessidade de socorro exigir um tempo maior de resposta”, explica a capitã Débora Kolossoskei, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná no Litoral neste Verão Maior Paraná.

- LEIA MAIS: Cidades aderem à campanha do Governo de combate ao assédio no Carnaval

continua após publicidade

Uma questão importante durante os passeios é a tábua das marés. Durante os períodos de maré alta o visitante pode enfrentar dificuldades em determinados locais. É o caso da Gruta das Encantadas, cartão-postal natural da ilha.

“É interessante conversar com os guarda-vidas na região para saber se é um horário adequado. Com a maré um pouco mais alta, o banhista pode ser surpreendido e acabar puxado por uma corrente de retorno mais forte, prejudicando seu passeio”, alerta a capitã. Além disso, quando a maré sobe o acesso para a entrada e a saída da gruta fica bastante prejudicado.

Não é só nesse ponto geográfico que a altura da maré se faz relevante. Há caminhos que também são diretamente impactados por essa questão. “Há várias praias dispostas entre o lado de Encantadas e o lado de Nova Brasília. E algumas divisões dessas praias têm morros com pedras, principalmente na região da Praia do Miguel. Fazer uma passagem segura depende da maré”, diz a capitã. Além de deixar as rochas mais lisas, o mar agitado e alto também pode derrubar e até arrastar o visitante, causando um acidente mais grave. O mais indicado é não se arriscar.

continua após publicidade

Mesmo em condições mais favoráveis, atravessar esses espaços rochosos tem seus perigos. O limo que forma nesse tipo de ambiente é escorregadio. O sol forte também pode deixar o chão bastante quente. Além do próprio formato das pedras, que pode ocasionar ferimentos. Desse modo, o ideal é usar tênis, pois dão mais firmeza e proteção aos pés. O cuidado com idosos e crianças também deve ser ampliado. “Até porque alguns trechos demandam maior perícia, equilíbrio e força”, afirma Kolossoskei.

ROTEIRO E PROTEÇÃO

O calçado adequado é tão importante quanto passar filtro solar, vestir roupas confortáveis e garantir boa quantidade de água para o passeio. Como os turistas nem sempre conhecem o local e os trajetos, não é raro que eles tenham dificuldades de encontrar o caminho desejado ou que subestimem o tamanho da caminhada, bem como a intensidade do sol na rota escolhida.

Segundo a capitã, é comum encontrar banhistas que desconhecem a região e acabam precisando de apoio para retornar à sua origem porque não conseguem finalizar o passeio, em virtude da exaustão. “Assim, é também prudente se informar bem dos trajetos antes de sair para caminhar”.

continua após publicidade

Cansaço não é o único inconveniente que pode atrapalhar um passeio que deveria ser de tranquilidade. “A Ilha do Mel tem a sua fauna característica, o que inclui animais peçonhentos, como cobras. Como é um local um pouco mais distante dos centros urbanos, se alguém precisar de um atendimento mais especializado pode levar um certo tempo. Por isso, é interessante que durante as trilhas os turistas estejam bem atentos ao caminho e tomem muito cuidado com relação a esses animais”, orienta a capitã.

Caso uma cobra seja avistada, mantenha uma distância segura até que ela deixe o local. Se for o caso, afaste-se lentamente, sem movimentos bruscos. O animal só vai atacar se sentir alguma ameaça. “Se isso acontecer, é recomendável, se possível, levar o animal ou uma foto dele para identificar a espécie e agilizar o tratamento”, complementa.

Durante o tour na Ilha do Mel, o turista também pode realizar diversos passeios de barco, seja para ver os mamíferos que dão nome à Baía dos Golfinhos, visitar outras ilhas ou mesmo ter uma visão panorâmica das atrações do local. Nesses casos, além dos cuidados com trajes, hidratação e proteção solar, é importante sempre usar coletes salva-vidas. O item é indispensável em todas as embarcações, inclusive na travessia de ida e volta do continente para a ilha.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para quem viajar ao litoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!