MAIS LIDAS
VER TODOS

ENERGIA

Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes

Esta será a terceira edição do chamado "Dia D", com cerca de 2 mil trabalhadores em campo, em 79 municípios de todo o Paraná.

Da Redação

·
Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes
Icone Camera Foto por VALDENIR DANIEL CAVALHEIRO
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2021, 16:33:36 Editado em 13.08.2021, 16:33:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Neste sábado (14), a Copel promove o mutirão anual de manutenção preventiva nas redes elétricas, com o objetivo de reduzir desligamentos de energia no período mais chuvoso do ano. Esta será a terceira edição do chamado "Dia D", com cerca de 2 mil trabalhadores em campo, em 79 municípios de todo o Paraná. A atuação tem foco na poda de árvores, instalação de espaçadores e na retirada de pipas e outros objetos da rede, com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção e inspeção, entre outras.

continua após publicidade

Esse tipo de ação, somada aos investimentos em tecnologias para a automação das redes, vem contribuindo para a melhora nos indicadores de qualidade do fornecimento pela distribuidora, que no ano passado atingiu o melhor resultado de sua história.

De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, a quantidade e a duração das quedas seguem reduzindo. “Na comparação dos sete primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020, tivemos uma melhora de 10,6% na frequência equivalente de desligamentos, e de 5,7% na duração equivalente das faltas de energia”, explica.

continua após publicidade

Estes são os principais indicadores acompanhados pela agência reguladora do setor para aferir a qualidade dos serviços das concessionárias de distribuição.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores com a rede durante os temporais. "Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito e, consequentemente, a interrupção do abastecimento de energia", explica o superintendente de Serviços Operacionais, Marcelo Gonçalves Santos.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações.

continua após publicidade

Na última segunda (9), vereadores de Apucarana realizaram uma reunião com representantes da companhia para cobrar a retirada de fio soltos dos postos de energia, tanto tanto na área central como nos bairros e distritos.

SUSTENTABILIDADE – O cuidado com o meio ambiente também integra a programação deste sábado. Haverá doação de mudas adequadas para o plantio embaixo da rede elétrica, e o resíduo das podas será triturado e entregue em hortas comunitárias mantidas, através do Programa Cultivar Energia, nas áreas de faixa de segurança das linhas de transmissão da Copel, em Curitiba e Maringá.

Também está prevista a troca de transformadores que usam óleo mineral por equipamentos com óleo vegetal, em locais estratégicos próximos a nascentes e lagos. A ideia é evitar que, no caso de batida de carro em um poste, por exemplo, o óleo que serve como isolante no equipamento contamine recursos hídricos.

A superintendente destaca que o mutirão também é uma oportunidade de reafirmar o compromisso da Copel com a responsabilidade social e ambiental. “A busca por alcançarmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é diária e precisa permear todas as nossas ações”, afirma Andrea.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Copel promove mutirão de manutenção e limpeza de redes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!