MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Copel amplia frota de veículos elétricos com foco na descarbonização

A Companhia, que já possuía nove elétricos rodando no Paraná, agora passa a ter 17% dos automóveis administrativos movidos a eletricidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2023, 12:19:07 Editado em 30.11.2023, 12:18:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Protagonista no incentivo à eletro mobilidade por meio de pesquisa, desenvolvimento e parcerias com startups, a Copel dá mais um passo em favor do transporte sustentável, com a substituição de mais 24 veículos leves por modelos elétricos que irão compor sua frota de uso diário.

continua após publicidade

A Companhia, que já possuía nove elétricos rodando no Paraná, agora passa a ter 17% dos automóveis administrativos movidos a eletricidade. Como parte da meta de neutralizar as emissões de carbono até 2030, a empresa objetiva chegar ao final desta década com a metade de seus automóveis abastecidos com energia elétrica.

- LEIA MAIS: Prefeitura no Noroeste do Paraná abre inscrições para concurso público

continua após publicidade

O novo contrato de locação disponibiliza veículos Kwid E-Tech, da fabricante Renault, por um período de 36 meses, que a empresa passa utilizar em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, e nas usinas Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia), Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo) e Gov. José Richa (Salto Caxias).

A Copel foi pioneira no uso de veículos elétricos e a partir de 2018 passou a estruturar a maior eletrovia do País, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo Leste ao extremo Oeste do Estado. Em 2021, a empresa lançou um programa de compartilhamento e locação de veículos elétricos para uso nas atividades corporativas, em parceria com a Renault do Brasil. No ano seguinte, novos eletropostos foram instalados em uma prova de conceito realizada por meio do programa de incentivo a startups Copel Volt.

O Paraná se destaca na adoção de veículos elétricos, ocupando a segunda posição no ranking nacional de veículos leves 100% elétricos, atrás apenas da frota de São Paulo, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). São 1.792 unidades da frota paranaense, que representam 11,72% da frota nacional de carros 100% elétricos.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

GERAÇÃO SOLAR:

O próximo passo da Copel será ampliar a geração fotovoltaica para o abastecimento da frota elétrica nas dependências da empresa. O carport instalado na sede da Companhia tem capacidade instalada de 12,5KWp e está em obras de ampliação para atingir a capacidade máxima prevista de 25KWp. Na sequência, os planos preveem a instalação de quatro novas unidades geradoras com 8KWp de capacidade, em Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e na usina de Foz do Areia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Copel amplia frota de veículos elétricos com foco na descarbonização"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!