MAIS LIDAS
VER TODOS

Conscientização

Copel alerta sobre cuidados com cães para evitar acidentes

As ocorrências envolvendo cães lideram os registros de acidentes no setor de leitura da Copel e são fator de preocupação para categorias de outras empresas, como de água e saneamento, entregas e coleta de lixo. Em Curitiba, onde cerca de 7,5 mil acidentes

Da Redação

·
Copel alerta sobre cuidados com cães para evitar acidentes
Icone Camera Foto por Reprodução/AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2020, 10:22:59 Editado em 17.08.2020, 10:22:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As ocorrências envolvendo cães lideram os registros de acidentes no setor de leitura da Copel e são fator de preocupação para categorias de outras empresas, como de água e saneamento, entregas e coleta de lixo. Em Curitiba, onde cerca de 7,5 mil acidentes por mordedura canina são registrados todos os anos, o dia 17 de agosto foi instituído por lei como uma data de atenção à prevenção deste tipo de ocorrência.

continua após publicidade

Um levantamento realizado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que o Paraná é o estado com maior concentração de cães por residências: a cada dez domicílios, seis têm cachorro. Mas a preferência pelo melhor amigo deve vir acompanhada de alguns cuidados, como espaço e alimentação adequados, vacinação em dia e o cuidado com terceiros, seja na hora de passear ou quando há a necessidade de acesso de profissionais ao quintal da casa.

O gerente de Segurança do Trabalho da empresa, Alessandro Maffei da Rosa, destaca que é muito importante para o leituristas da Copel que o cão esteja preso no dia da visita ao domicílio, que é informado na conta de luz.

continua após publicidade

Esta orientação é válida mesmo para os cães de pequeno porte ou de comportamento predominante dócil. “Para o cão, o quintal é seu território. Então, quando o leiturista utiliza o espelho para a medição ou coloca a fatura na caixa de correio, mesmo sem entrar no quintal, o animal pode entender esse movimento como uma invasão”, explica.

Outra medida importante para preservar a segurança dos profissionais de diversas categorias é sinalizar a presença do cão através de placa e instalar a caixa de correspondência fora do alcance dos animais.

PERIGO - A Copel vem registrando um acidente a cada 15 dias, em média, com mordedura canina. Em março deste ano, um leiturista ficou gravemente ferido após ser atacado por um pitbull. Em 2016, o mesmo aconteceu com uma leiturista da Sanepar.

continua após publicidade

Para evitar acidentes, a empresa investe em treinamentos, equipamentos de proteção e possui um sistema de cadastro da presença dos cães, que serve de alerta para os colegas que farão a mesma rota de leitura em outras ocasiões. Entretanto, as medidas precisam da colaboração de toda a população.

“Pedimos que os animais nunca sejam criados em ambientes abertos, como calçadas e praças”, lembra Maffei. “Para além do cumprimento da legislação que determina a posse responsável, ter cuidado com os animais é um ato de bom senso e respeito com os seres vivos, que se estende aos seres humanos que atuam em profissões tão necessárias”, conclui.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Copel alerta sobre cuidados com cães para evitar acidentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!