MAIS LIDAS
VER TODOS

CASO METTA

Condenado por asfixiar esposa quer novo júri em Apucarana

Crime ocorreu em 2014 e autor se mantém em liberdade graças a recursos em instâncias superiores; ele agora nega responsabilidade pela morte

Da Redação

·
Julgamento de Jair Metta em agosto de 2022
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Julgamento de Jair Metta em agosto de 2022
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.07.2023, 14:29:24 Editado em 11.07.2023, 14:33:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Condenado a 14 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pelo assassinato da esposa, Jair Aparecido Metta, de 71 anos, aguarda em liberdade recursos impetrados pela defesa no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), quase dez anos após o crime. O assassinato ocorreu em 7 de janeiro de 2014 e gerou grande repercussão na cidade.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Câmara de Apucarana aprova projeto que regulamenta som alto em Apucarana

A demora em um desfecho chama atenção para os casos de feminicídio no Brasil. No Paraná, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa lançou a campanha estadual "Paraná Unido no Combate ao Feminicídio". A iniciativa prevê mobilização nas ruas, caminhadas, fóruns de debates e uma campanha publicitária de conscientização contra qualquer forma de violência contra as mulheres.

continua após publicidade

Irene Andriazzi Metta, de 62 anos, foi morta asfixiada dentro de casa. O marido dela, Jair Aparecido Metta, foi acusado pelo Ministério Público (MP), após inquérito policial, como autor do crime. Ele fugiu até o Paraguai após a morte e se apresentou à Polícia Civil três dias depois na companhia do seu advogado na época, o apucaranense João Batista Cardoso.

Durante o julgamento, no ano passado, ele confessou a autoria do assassinato. No entanto, agora ele quer apresentar outra versão no caso de novo júri, alegando inocência. O advogado Cleverson Antonio Cremonez, que assumiu a defesa de Metta após o júri em substituição a João Batista, apresentou recurso na 1ª Vara Criminal do TJ-PR questionando supostos erros processuais.

Na interpelação criminal, o defensor pediu a anulação do julgamento realizado em plenário argumentando que a decisão condenatória teria sido proferida “em absoluta contrariedade à prova dos autos”. De forma alternativa, pediu a desqualificação de motivo torpe. Os desembargadores rejeitaram os pedidos em abril de 2023.

continua após publicidade

Na sequência, a defesa de Metta protocolou embargos de declaração apontando “pontos controvertidos” na decisão do TJ-PR, que devem ser julgados em breve na própria 1ª Vara Criminal do TJ-PR. Segundo o advogado Cleverson Antonio Cremonez, que tem escritório em Primeiro de Maio, o voto do relator teria utilizado informações do inquérito, as quais não teriam sido apresentadas aos jurados. Ele também afirma que, em caso de não atendimento do pedido na segunda instância, deve seguir com recursos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado afirma que o seu cliente nega autoria do crime. Segundo ele, a confissão ocorreu durante o júri por conta de uma “estratégia processual” da antiga defesa. “O meu cliente alega que não é o autor do crime e aponta outra pessoa como responsável pela morte”, sustenta o advogado.

O CRIME

continua após publicidade

O assassinato ocorreu em uma residência na Rua Osório Ribas de Paula, no centro de Apucarana. O corpo de Irene foi encontrado pela filha, que acionou a Polícia Militar. Segundo a acusação, o autor do crime utilizou dois cadarços, aparentemente sendo de tênis, para asfixiar a vítima.

A mulher estava de costas quando foi enforcada, o que dificultou a sua defesa, segundo o MP-PR. Na época do crime, o casal estava em processo de separação após mais de 40 anos de relacionamento. O acusado argumentou que vinha sendo traído e, em declaração à polícia na época, que agiu em legítima defesa.

Três dias depois do assassinato, Jair Metta se apresentou à Polícia Civil com o advogado e foi preso. Ele conseguiu deixar a prisão após um habeas corpus e outros recursos. Desde então, vem recorrendo em liberdade. Agora, que mudar a versão e pede novo júri.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Condenado por asfixiar esposa quer novo júri em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!