MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Comissão de Educação vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na EJA

Comissão de Educação da Assembleia vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na Educação de Jovens e Adultos

Da Redação

·
Comissão de Educação vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na EJA
Icone Camera Foto por Euclides Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2020, 16:59:48 Editado em 21.07.2020, 16:59:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná realizou uma telereunião, na manhã desta terça-feira (21), para debater o atual modelo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, que, em 2020, teve o cronograma readequado para semestral e a matriz curricular unificada.

continua após publicidade

Com a participação dos deputados Hussein Bakri (PSD), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Professor Lemos (PT), do secretário de Educação Renato Feder e de representantes de várias entidades, o encontro discutiu formas de aprimorar as questões que foram surgindo a partir das mudanças implantadas neste ano.

Ficou acordado que os participantes irão encaminhar sugestões para a Comissão de Educação, que vai seguir debruçada sobre o tema para, na sequência, buscar um consenso com a Secretaria da Educação (SEED).

continua após publicidade

“É natural que toda mudança precise ser debatida e melhorada a partir das questões que vão surgindo com a sua aplicação na prática do dia a dia. E desde o início deste mandato, a Comissão de Educação tem se mostrado aberta ao diálogo, exercendo um papel de protagonismo e mediação entre a SEED, a APP-Sindicato e todos os demais atores envolvidos com o tema. Nosso objetivo sempre será que o Paraná oferte uma educação pública de qualidade nas escolas”, afirmou Hussein Bakri, que é líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia.

Segundo o secretário Renato Feder, a pasta está sempre aberta ao debate na busca de tomar as medidas mais acertadas em prol da Educação do Paraná.

“Nossa intenção é sempre fazer o correto, e a visão de todos que participaram da reunião pode e deve nos ajudar bastante. Vamos nos aprofundar no tema para atrair esses alunos que não puderam concluir o ensino na época adequada e, sobretudo, para atendê-los com qualidade. O objetivo é tomar as decisões mais democráticas e coerentes que for possível” declarou.

continua após publicidade

Modelo atual

Destinada a jovens e adultos que não puderam concluir os estudos na idade adequada, a EJA teve o cronograma readequado para semestral em 2020 e a matriz curricular foi unificada. Com isso, os estudantes agora podem concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em 2 anos.Além de seguir regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a SEED promoveu a mudança após detectar que os alunos da EJA levavam, em média, 5 anos para concluir cada etapa, o que resultava em grande incidência de abandono devido ao período prolongado.

Além disso, com a matriz unificada para este ano, todas as instituições que ofertam EJA passaram a ter as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso o aluno precise mudar de escola e também a organização dos professores para a escolha das aulas.

continua após publicidade

Os docentes, porém, dizem que os estudantes necessitam de mais flexibilidade na grade de ensino para adequá-la às suas disponibilidades de dias e horários, uma vez que a maioria trabalha. Eles sugerem ainda a volta da possibilidade de os alunos fazerem matrícula em disciplinas isoladas e de terem atendimentos individualizados.

“Temos verificado esses reflexos no dia a dia da EJA e, por isso, é importante esse espaço aberto pela Comissão de Educação para sermos partícipes do debate, de forma a garantir o acesso dos jovens e adultos à escola”, afirmou Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato, entidade que representa professores e funcionários do ensino público estadual.

Também participaram da telereunião representantes do Departamento de Educação Profissional e EJA da SEED, do Conselho Estadual de Educação e do Fórum Paranaense de EJA.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Comissão de Educação vai coletar sugestões sobre possíveis mudanças na EJA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!