MAIS LIDAS
VER TODOS

conquista

Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno ao lado do Campus Central

A compra da área é uma grande conquista de toda a comunidade, tanto dos que frequentam a UEPG Central como das pessoas que moram nas proximidades

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.03.2024, 09:55:18 Editado em 06.03.2024, 09:55:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa celebrou nesta terça-feira (5) uma conquista aguardada há mais de 30 anos. A instituição adquiriu o espaço do estacionamento que fica ao lado do Campus Central. A área, de 2.272,65 metros quadrados, pertencia à Copel e é utilizada pela UEPG desde 1993. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a compra do espaço foi viabilizada com recursos do Governo do Estado, liberados via Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

continua após publicidade

A entrega oficial aconteceu em solenidade com presença de autoridades. “É uma importante conquista para a UEPG este terreno que há muito tempo vem servindo à instituição sem de fato pertencer à Universidade”, destacou o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona. “A aquisição do local dá segurança para a comunidade acadêmica, estamos felizes com esta conquista”.

- LEIA MAIS: Período de matrícula de 2024 da Unicentro acaba nesta quarta (6)

continua após publicidade

Para o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a compra da área é uma grande conquista de toda a comunidade, tanto dos que frequentam a UEPG Central como das pessoas que moram nas proximidades.

“No futuro, a Universidade terá expansão dos blocos didáticos dos cursos do Campus Centro. Uma área deste espaço será destinada ao estacionamento e outra para salas de aula, com todos os equipamentos didáticos necessários para o funcionamento dos cursos”, ressaltou ele. “É um momento em que a Universidade mantém e preserva, numa região central, um espaço aberto destinado a professores e agentes universitários”.

HISTÓRICO DA CONQUISTA

O processo de transferência do terreno iniciou há mais de três décadas. Em 1991, a UEPG solicitou a cessão do uso do local à Copel para instalação da Divisão de Recursos Humanos, da Seção de Transportes e do estacionamento da UEPG.

continua após publicidade

Os servidores da instituição podem estacionar no local desde 1993. A área foi revitalizada com a obra entregue em 2021. Os serviços contemplaram a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação, plantio de árvores, acessibilidade e uma nova pintura para o espaço. O estacionamento agora dispõe de 79 vagas para veículo – 3 para idosos e 2 para pessoas com deficiência, 5 vagas para motocicleta e um espaço com 6 paraciclos.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em 2023 a área foi declarada, por decreto, de “utilidade pública, para fins de desapropriação para uso da UEPG”, seguida da assinatura da Escritura Pública de Desapropriação Amigável, entre UEPG e Copel, em setembro de 2023, com emissão do registro do imóvel da universidade.

“A nossa parceria com a UEPG sempre foi marcada pela proximidade e cooperação entre as partes”, salienta o gerente de divisão da Copel, Rafael Paixão Pereira. “Sabemos da importância do terreno para o Campus Central, testemunhamos as tentativas e foi necessário todo esforço e dedicação das equipes para alcançarmos este objetivo em comum”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno ao lado do Campus Central"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!