A mudança na presidência dos Estados Unidos e a consequente perspectiva de um possível retorno do embate comercial com a China, com aumento da taxação das importações de forma mútua, podem beneficiar o Paraná, que já tem no país asiático o seu maior destino de exportações. De olho nesta janela de oportunidade, o Governo do Estado tem buscado investir em melhorias contínuas da estrutura portuária, que é o grande canal por onde os produtos paranaenses ganham espaço no mercado mundial, e no fortalecimento das relações comerciais com a China.
Dos US$ 20 bilhões obtidos com a venda de produtos paranaenses entre janeiro e outubro de 2024, US$ 5,4 bilhões foram comprados pelos chineses, o equivalente a 27% das receitas do ano. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), analisados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
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No mesmo período, as exportações estaduais para os Estados Unidos somaram US$ 1,2 bilhão, pouco mais de um quarto do volume do 1º colocado. Depois, aparecem as exportações para a Argentina (US$ 951 milhões), México (US$ 849 milhões) e Paraguai (US$ 526 milhões).
Este potencial crescente das exportações para China também pode ser percebido a partir do avanço econômico do país asiático frente aos Estados Unidos. Em 2003, a economia chinesa teve um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 1,66 trilhão, enquanto os EUA produziram US$ 11,52 trilhões. Em 2023, o PIB da China chegou a US$ 17,79 trilhões, um crescimento de 971% em duas décadas. No mesmo período, os norte-americanos tiveram um aumento de 121% no PIB, alcançando US$ 25,46 trilhões.
Para fortalecer ainda mais essa relação comercial com o país asiático, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, estiveram na China na última semana. Entre outras agendas, os dois assinaram na quarta-feira (6) uma carta de intenções com representantes da China Merchants Port Holdings (CMPort), que é uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres.
“Em 2024, o Brasil e a China completaram 50 anos de relações diplomáticas e esta assinatura é um marco nas relações entre os dois países em prol do crescimento comercial e fortalecimento de laços. O acordo tem um forte potencial para gerar riqueza sustentável e promover ainda mais o desenvolvimento econômico no Paraná”, comentou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística.
Desde março de 2018, quando a CMPort passou a controlar o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), o grupo mantém uma parceria estratégica com a Portos do Paraná e o Governo do Estado para a execução de projetos e investimentos. Em 2024, o TCP ocupa a 2ª colocação entre os maiores movimentadores de contêineres do Brasil.
O compromisso firmado pela Portos do Paraná com a empresa busca a promoção conjunta e colaboração comercial, a construção de portos verdes e inteligentes, a aplicação de novas tecnologias, o intercâmbio de pessoal para troca de experiências e a cooperação técnica sobre a agenda ESG.
“O Paraná foi o primeiro lugar do Brasil onde a CMPort escolheu investir em 2018 e, anos depois, a empresa continua aplicando no Estado, o que mostra a credibilidade e a relevância que o Paraná tem perante um dos maiores grupos econômicos do mundo. A carta de intenções que assinamos busca melhorar e expandir a infraestrutura da TCP”, disse o presidente da Portos do Paraná.
Na quinta-feira (7), a comitiva paranaense participou de uma reunião com representantes do Ministério dos Transportes chinês. O foco do encontro foi o aprofundamento das relações entre o Estado e a China com o objetivo de aumentar os investimentos no Paraná buscando uma logística ainda mais eficiente para os portos paranaenses.
CRESCIMENTO – Em 1997, ano do início da série histórica do MDIC, a China representava 4,3% das exportações paranaenses, com um total de US$ 206,8 milhões em receita obtida. Com algumas exceções, essa proporção seguiu uma tendência de alta ao longo dos anos, subindo para 10,4% em 2003 (US$ 738,5 milhões), 22% em 2013 (US$ 4 bilhões) e 28,2% em 2023 (US$ 7,1 bilhões).
O principal produto que alimenta essa relação comercial entre o Paraná e a China é a soja, que representa o maior volume de exportações tanto em peso quanto em dinheiro. Em 2003, a venda da soja paranaense ao mercado chinês rendeu US$ 461,2 milhões, valor que saltou para US$ 3,3 bilhões em 2013 e US$ 5,4 bilhões em 2023.
Nos oito primeiros meses de 2024, mais de 11,7 milhões de toneladas de soja saíram dos portos paranaenses com destino ao mercado chinês. O volume foi 5,72% maior do que as 11,1 milhões de toneladas de soja que foram exportadas no mesmo período do ano passado. Com isso, a participação do grão em relação ao total de exportações para a China subiu de 90% em 2023 para 91,36% neste ano no peso total.
Os números do Paraná podem se tornar ainda mais expressivos caso o a China volte a subir as tarifas de importação dos produtos agrícolas originados nos Estados Unidos, como já ocorreu no primeiro governo de Donald Trump. Se isso ocorrer, a estimativa de associações de produtores norte-americanos é de uma queda de até 50% nas exportações esperadas de soja para o país asiático nos próximos anos.
Outro produto que vem ganhando cada vez mais peso nesta relação comercial é a carne de frango, cuja grande movimentação acontece justamente via TCP. Em 1997, este produto alimentício representava apenas US$ 206 mil, o equivalente a 0,1% das exportações para a China. Essa proporção dobrou até 2003, para 0,21% (US$ 1,6 milhão), com novo salto para 3,64% em 2013 (US$ 144,9 milhões) e chegando a 11,65% no ano passado (US$ 830,8 milhões).
Enquanto a China representa o maior mercado consumidor da carne de frango do Paraná e do Brasil em geral, ela é apenas a 7ª maior compradora da produção dos Estados Unidos.
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MELHORIAS PORTUÁRIAS – Para que o desempenho do Estado continue melhorando no mercado internacional, a capacidade de movimentação de cargas pelos portos de Paranaguá e Antonina precisa acompanhar esse ritmo de crescimento. Nos últimos cinco anos a Portos do Paraná alavancou a movimentação de cargas em mais de 12 milhões de toneladas, saindo de 53 milhões para 65 milhões de toneladas movimentadas por ano.
A melhora no desempenho passa, entre outros fatores, pelos investimentos do Governo do Estado na infraestrutura e logística dos portos, assim como na modernização do modelo de gestão portuária.
A obra que melhor simboliza esta nova fase é o Moegão, considerada a maior intervenção portuária em execução no Brasil, com investimento de R$ 592 milhões. A estrutura, que deverá ser concluída até o segundo semestre de 2025, vai aumentar em 65% a capacidade de desembarque simultâneo de cargas por trem no Porto de Paranaguá, que passará de 550 para 900 vagões por dia – sendo grande parte destes carregamentos de grãos de soja.
O Paraná também foi o primeiro estado a receber autonomia para administrar contratos de exploração de áreas dos portos organizados. Desde 2019, a Portos do Paraná já conduziu cinco leilões, que alavancaram cerca de R$ 4 bilhões em melhorias. Mais três leilões – das áreas PAR 14, 15 e 25 – devem atrair outros R$ 2 bilhões em investimentos privados.
Outro destaque é a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá, um projeto inédito no País, que abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do acesso aquaviário por 25 anos.
MELHOR GESTÃO – Em agosto, a Portos do Paraná conquistou, pelo 5º ano consecutivo, o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil. Os portos de Paranaguá e Antonina tiraram nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que leva em conta 15 indicadores diferentes em áreas como eficiência operacional, estrutura organizacional, índices financeiros, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade tributária e trabalhista e transparência administrativa.
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