MAIS LIDAS
VER TODOS

segurança

Com 3 mil procedimentos, atendimentos da PCPR crescem nesta temporada

A PCPR atua de forma intensa aumentando o efetivo regular para garantir maior segurança aos moradores e turistas

Da Redação

·
O balanço foi divulgado nesta terça-feira (23)
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO/AEN
O balanço foi divulgado nesta terça-feira (23)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2024, 10:22:48 Editado em 23.01.2024, 10:22:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou 3,3 mil procedimentos de polícia judiciária na primeira fase do Verão Maior Paraná, que acontece na região litorânea do Estado e na Costa Noroeste. O número refere-se ao período de 15 de dezembro de 2023 a 16 de janeiro de 2024. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (23). Na primeira etapa da temporada anterior foram 2,7 procedimentos – o crescimento foi de 22,2%.

continua após publicidade

A PCPR atua de forma intensa aumentando o efetivo regular para garantir maior segurança aos moradores e turistas, além prestar serviços de polícia judiciária e promover ações educativas. O reforço contempla os municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Porto Rico.

- LEIA MAIS: Geração de energia renovável no campo no PR é referência internacional

continua após publicidade

A Polícia Civil já concluiu 85% dos inquéritos policiais iniciados no período. Ao todo, há 605 instaurados e, destes, 519 já foram relatados, com todos os encaminhamentos realizados. Em relação à primeira fase do Verão Maior Paraná 2022/23, o incremento na instauração de inquéritos foi de 69%. Naquele período, eram 356 inquéritos instaurados e 296 relatados.

Foram registrados 1.440 boletins de ocorrência, além de solicitadas 159 medidas protetivas. O registro de boletins de ocorrência se manteve dentro de um mesmo padrão, com 1.440 nesta temporada e 1.473 na anterior, uma queda de 2,2%. Nas medidas protetivas a alta foi de 11,1% no comparativo (143 em 2022/2023).

De acordo com o balanço, 386 pessoas foram presas e encaminhadas pelas forças de segurança para as Delegacias de Polícia que integram Verão Maior Paraná 2023/2024. São 81 prisões feitas exclusivamente pela PCPR, oriundas de operações de repressão qualificada com base em investigações policiais. No ciclo anterior foram 274 pessoas presas. A alta foi de 56,7%.

continua após publicidade

A Polícia Civil também elaborou 138 termos circunstanciados (+38%) e registrou 39 boletins de ocorrência circunstanciados (+105%). No mesmo período da temporada passada, foram elaborados 100 termos circunstanciados e registrados 19 boletins de ocorrência.

De acordo com o delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Fábio Amaro, os bons resultados são fruto do trabalho de uma equipe dedicada. “Isso também reflete a capacitação que nossos servidores tiveram antes de vir atuar na temporada, para atender o munícipe, o veranista da melhor forma. Nesta segunda fase continuaremos prestando um serviço de excelência, um serviço eficiente”, afirma.

INCINERAÇÃO:

continua após publicidade

Durante estes 23 dias, a PCPR também incinerou 79,3 quilos de drogas. Entre os entorpecentes estão crack, maconha, cocaína, ecstasy e LSD, todos apreendidos em ações durante o Verão Maior Paraná 2023/24 pelas delegacias da PCPR em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Antonina, no Litoral do Estado.

PCPR NA COMUNIDADE:

continua após publicidade

Entre diversas atividades, o programa PCPR na Comunidade promove exposições nas praias paranaenses, com viaturas históricas e modernas, materiais de perícia papiloscópica, materiais táticos e armamentos. Durante os eventos, os policiais oferecem orientações sobre os serviços de polícia judiciária, distribuem pulseiras de identificação para as crianças e entregam materiais orientativos. Foram atendidas 19,7 mil pessoas, distribuídos 14,1 materiais, além de 3,1 mil pulseirinhas de identificação para crianças.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

SEGUNDA FASE:

Para a segunda fase do Verão Maior Paraná, que iniciou na semana passada, o efetivo regular em atuação no Litoral foi reforçado com mais policiais civis, entre delegados, agentes de polícia judiciária e papiloscopistas. As equipes vão atuar nas unidades dos mesmos municípios.

VERÃO MAIOR PARANÁ:

O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Com 3 mil procedimentos, atendimentos da PCPR crescem nesta temporada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!