Codesul conhece ações de Hyogo que podem ser aplicadas no Paraná - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Paraná

Codesul conhece ações de Hyogo que podem ser aplicadas no Paraná

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), Wilson Quinteiro, recebeu nesta quarta-feira (12), em Curitiba, o diretor-presidente do escritório do governo da Província de Hyogo e região de Kansai no Brasil, Nagata Nobuyuki.

No encontro, Nobuyuki apresentou um estudo sobre a utilização de inseticidas para a exterminação de gafanhotos e outro sobre a viabilidade do uso da Ivermectina no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

O diretor-presidente relatou que o Japão enfrentou também a infestação de mais de 40 milhões de gafanhotos no aeroporto de Kansai, antes mesmo de sua inauguração em 2007. “Realizamos alguns estudos para o extermínio do inseto, visto que sua presença danificava os cultivares locais e trazia prejuízo ao aeroporto, atrasando a inauguração. Tivemos um resultado positivo. E como possuímos laços de irmandade, não poderíamos deixar de compartilhar essa experiência com o Paraná”, disse Nobuyuki.

O documento demonstra as medidas adotadas para o extermínio do inseto, os produtos usados, formas de aplicar e os custos empregados. “Fiquei muito bem impressionado e feliz em receber um material tão profundo assim. Tenho certeza que será bem utilizado por nós”, enfatizou o secretário Wilson Quinteiro.

MEDICAMENTO - Ainda durante o encontro, foi apresentado um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa para Controle de Infecções da Universidade de Kitasato, sobre o uso do medicamento Ivermectina para o combate ao coronavírus e outras formas de usabilidade.

De acordo com o secretário do Codesul, essa é uma excelente oportunidade para que os laços educacionais entre Hyogo e o Paraná sejam ainda mais intensificados. “Vou encaminhar esse estudo para as universidades estaduais do Paraná e iniciar uma boa conversa para que sejam feitos estudos em parceria com nossas instituições que possuam cursos destinados para a área da saúde. Acredito que independente do momento teremos frutos excelentes”, ressaltou.

HYOGO E O PARANÁ  - O Estado do Paraná comemora no próximo ano, 50 anos de amizade e intercâmbio com a Província de Hyogo, no Japão. As parcerias ocorrem em diversos âmbitos como cultura, economia, saúde.

Cidades como Londrina, Maringá, Curitiba e Paranaguá, possuem relações de amizade e cooperação com cidades japonesas de Hyogo, como Nishinomiya, Kakogawa, Himeji e Awaji.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Codesul conhece ações de Hyogo que podem ser aplicadas no Paraná"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.