MAIS LIDAS
VER TODOS

Alarmante

Cidade do PR decreta estado de calamidade por conta de fortes chuvas

Decreto em Nova Laranjeiras tem validade de 60 dias; quatro indígenas foram encontrados mortos em rio do município

Da Redação

·
O documento assinado pelo prefeito Fábio Roberto dos Santos (PSDB) tem validade de 60 dias
Icone Camera Foto por Cleiton de Oliveira
O documento assinado pelo prefeito Fábio Roberto dos Santos (PSDB) tem validade de 60 dias
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2022, 09:54:27 Editado em 15.10.2022, 09:54:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Nova Laranjeiras, na região central do Paraná, decretou estado de calamidade pública por conta das fortes chuvas que atingem o município desde a última terça-feira (11).

continua após publicidade

O documento assinado pelo prefeito Fábio Roberto dos Santos (PSDB) tem validade de 60 dias. Ele permite, entre outras ações, a dispensa de licitação para contratação de serviços que resolvam problemas causados pela chuva.

Quatro indígenas morreram na cidade por conta das chuvas, segundo informações da Polícia Militar. A suspeita é que eles tenham se afogado. Um quinto indígena, de 40 anos, está desaparecido, conforme o cacique Angelo Kavigtanh.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Indígenas são encontrados mortos após serem arrastados por correnteza

Na Reserva Indígena Rio das Cobras, as chuvas deixaram estragos em algumas escolas e crianças ficaram sem aulas por dois dias. A reserva é a maior do estado, com cerca de 4 mil moradores. Outros problemas registrados envolvem estragos de pontes e destelhamento de casas.

O decreto

O reconhecimento de calamidade pública na cidade autoriza, entre outras ações, a dispensa licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos problemas, de prestação de serviços e de obras relacionadas, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

continua após publicidade

O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Coordenação de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, da Secretaria de Assistência Social e Ação Comunitária, e da Secretaria Municipal de Viação e Transportes.

O documento permite, ainda, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos problemas causados pela chuva, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

As informações são do g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Cidade do PR decreta estado de calamidade por conta de fortes chuvas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!