O outono começou às 00h06 dessa quarta-feira (20) no Hemisfério Sul. A estação, conhecida por ser a transição do verão para o inverno, será marcada pelo fim da onda de calor que elevou as temperaturas do país nas últimas semanas e do El Niño.
Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que tempestades devem marcar o fim do fenômeno meteorológico que provocou calor extremo nos últimos dias. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil vão registrar chuvas intensas entre esta quinta-feira (21) e a sexta-feira (22). Inclusive, o Paraná conta com dois alertas de temporais, sendo um laranja (perigo) e um vermelho (grande perigo).
- LEIA MAIS: Outono terá veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no PR
Segundo o comunicado, os municípios paranaenses podem registrar chuva superior a 60 milímetros por hora, ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. Existe o risco de quedas de árvores, corte de energia elétrica, entre outros transtornos serem registrados devido aos temporais.
Áreas que podem ser afetadas, de acordo com o Inmet: Norte Pioneiro Paranaense, Oeste Catarinense, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Grande Florianópolis, Sudeste Paranaense, Vale do Itajaí, Centro Oriental Paranaense, Norte Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Serrana.
Chuva em Apucarana
Moradores de Apucarana e da região enviaram vídeos à redação do TnOnline referente ao tempo. Alguns pontos da Cidade Alta, como, por exemplo, a região oeste, já registraram pancadas de chuva no final da manhã desta quinta-feira (21).
Um morador de Cambira flagrou o céu fechado por nuvens, indicando a possibilidade de chuva tanto no município como em toda a região. Veja vídeo abaixo:
TnOnline TV
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que Apucarana, norte do estado, deve apresentar tempo instável nesta quinta (21) e sexta-feira (22).
A chuva deve marcar o fim da onda de calor. Com isso, os próximos dias devem ser amenos em comparação com os últimos, com máximas que irão variar entre 26º C e 28ºC.
Quais cuidados tomar durante o temporal?
O órgão federal divulgou algumas instruções à população sobre o que fazer furante uma tempestade. Confira:
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Deixe seu comentário sobre: "Chuvas fortes devem marcar fim da onda de calor; Inmet divulga alerta"