MAIS LIDAS
VER TODOS

nada de frio

Chuva derruba temperaturas, mas calor volta já nesta semana ao Paraná

Nesta terça-feira tem previsão de chuva em todo o Estado, segundo meteorologista do Simepar

Da Redação

·
Chuvas atingem Paraná durante essa semana
Icone Camera Foto por Gilson Abreu/ANPr
Chuvas atingem Paraná durante essa semana
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.03.2025, 19:28:02 Editado em 10.03.2025, 19:29:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quinze dias de temperaturas mais amenas na região Leste, e apenas dois no Oeste e Noroeste do Paraná: esse é o saldo da frente fria que chegou ao Paraná neste fim de semana. O calor volta com força a partir de quinta-feira (13), principalmente no Norte e na fronteira com o Paraguai, no extremo Oeste do Paraná. Na Capital, a temperatura só deve subir depois da chegada do Outono, que começa em 20 de março.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Saiba como está o caso do homem que matou vizinho por cima de muro

continua após publicidade

No domingo, a menor temperatura foi registrada em Palmas: 14,1°C. A maior do Estado foi em Cerro Azul: 39,2°C. Também no domingo, outras cidades tiveram a temperatura mais alta de 2025: Altônia, com 38,4°C; Apucarana, com 33,2°C; Fernandes Pinheiro: 33,8°C; Lapa: 33°C; Londrina, onde chegou a 36°C; Ponta Grossa, com 33,4°C; Santo Antônio da Platina, com 35,8°C; e Umuarama: 36,9°C.

Nesta segunda-feira (10), já fazia 30,4°C em Loanda (Noroeste) antes das 11h. No início da tarde, Guaíra (0este) estava com 35,6°C, e Paranavaí (Noroeste) com 34°C. Mas assim como aconteceu na RMC e no Litoral, a temperatura também deve diminuir no interior do Paraná, porém com menos intensidade.

“Nesta terça-feira tem previsão de chuva em todo o Paraná. Isso faz com que diminua um pouco a temperatura, principalmente no Oeste e Noroeste, onde as máximas não devem ultrapassar os 26°C. Porém, a partir de quarta as temperaturas já voltam a subir. O sol volta a predominar com maior intensidade, com chuvas isoladas no período da tarde nestas regiões”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

continua após publicidade

Na quinta, na região Oeste, na fronteira com o Paraguai, as máximas devem chegar a 30°C novamente. A previsão é a mesma para as regiões de Paranavaí, Londrina, Maringá e Umuarama. Na sexta, em Jacarezinho, a previsão é de 32°C.

Na Capital, as máximas não devem ultrapassar os 27°C nos próximos 15 dias. As temperaturas também devem ficar amenas no Litoral. “Na região Leste há a influência dos ventos que sopram do oceano. Eles mantém a nebulosidade entre a RMC e o Litoral até fim desta semana”, ressalta Barbieri.

CHUVA – A frente fria trouxe fortes chuvas no domingo. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral foram as regiões mais afetadas, e logo após a chuva as temperaturas caíram nestas áreas: a capital, que registrou temperatura máxima de 32,2°C no domingo, teve menos de 25°C de temperatura máxima nesta segunda-feira até o início da tarde - ou seja, uma queda de sete graus na temperatura. No Oeste e Noroeste as temperaturas devem cair na terça, mas já voltam a subir a partir de quinta-feira.

continua após publicidade

A chuva na RMC foi expressiva. Em Pinhais, rajadas de vento de 75km/h por volta de 16h30, somadas a um acumulado de pelo menos 15,6mm de chuva, causaram prejuízos. Em Araucária foram 45mm de chuva entre as 18h e as 21h. Em Balsa Nova foram 20mm em 1h (13mm em apenas 15 minutos, às 20h45). Em São José dos Pinhais foram 51,2mm após as 17h45 de domingo, dos quais 23mm foram em apenas 15 min, às 18h.

No Litoral paranaense o volume de chuva também foi alto. Antonina registrou um acumulado de 29,2mm após as 17h15, dos quais 13mm caíram em apenas 15 min, às 17h30. Em Guaratuba foram 34,4mm de chuva após as 18h45, dos quais 18,2mm foram em apenas 15 minutos, às 19h. Em Matinhos foram 40mm, dos quais 30mm foram em apenas meia hora, entre 18h45 e 19h15. A estação do Instituto Água e Terra em Morretes registrou um acumulado de 66,2mm de chuva, dos quais 52mm foram em apenas 45 minutos, logo após as 17h.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva derruba temperaturas, mas calor volta já nesta semana ao Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!