Centros de Socioeducação intensificam ações de prevenção às drogas - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Justiça

Centros de Socioeducação intensificam ações de prevenção às drogas

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, por meio dos Centros de Socioeducação (Censes), desenvolve ações internas para intensificar a discussão e a reflexão sobre a prevenção ao uso de drogas. A iniciativa abrange os problemas causados pelas substâncias, o acesso a tratamentos e informações sobre as leis.

Para isso, são promovidas atividades culturais, como a apresentação de vídeos e filmes, rodas de conversa, teatro, palestras, atividades religiosas, oficinas e dinâmicas de grupo, de acordo com as recomendações e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Desta maneira, cumprindo com o trabalho socioeducativo orientado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e Plano Decenal da Socioeducação.

“Mesmo com as mudanças na rotina diária, causadas pela pandemia do coronavírus, estamos provendo a efetivação da garantia dos direitos dos adolescentes que cumprem medidas protetivas, fortalecendo, assim, o compromisso do Governo do Estado em qualificar a rede de atendimento juvenil”, explica o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach.

UNIDADES - Os destaques ficam por conta de algumas atividades inovadoras, como no Cense de Foz do Iguaçu, que organizou um concurso de desenhos, onde os adolescentes responderam, de forma lúdica às perguntas:  “Algumas pessoas usam drogas, qual o problema? Algumas pessoas usam drogas, quais seus efeitos? Algumas pessoas usam drogas, o que elas sentem? Algumas pessoas usam drogas, o que eu diria para elas”.

Outra atividade de relevância partiu do Cense Fazenda Rio Grande, que elaborou o Jornal Censeonal, abordando as pautas apresentadas pelos adolescentes. Já no Cense de Santo Antônio da Platina, foi elaborada a cartilha “Paraná sem drogas” e, no Cense Maringá, os adolescentes trabalharam a temática em Círculos da Paz, um bate-papo com número reduzido de adolescente sobre os riscos do uso de drogas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Centros de Socioeducação intensificam ações de prevenção às drogas"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.