MAIS LIDAS
VER TODOS

turismo

Celepar apresenta aplicativo que ajudará a planejar viagens no Paraná

A plataforma terá informações sobre atrativos, hospedagem, alimentação, comércio, serviços e infraestrutura dos destinos paranaenses

Da Redação

·
Aplicativo será lançado pela Celepar
Icone Camera Foto por Amanda Andrade/Reprodução/AEN
Aplicativo será lançado pela Celepar
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2023, 21:07:01 Editado em 31.10.2023, 21:06:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) vai lançar o aplicativo turístico Viaje Paraná+, em parceria com as secretarias de Estado do Turismo e das Cidades. A plataforma terá informações sobre atrativos, hospedagem, alimentação, comércio, serviços e infraestrutura dos destinos paranaenses.

continua após publicidade

A solução foi apresentada nesta terça-feira (31) no V Fórum Metropolitano de Turismo, em Curitiba — evento que reuniu prefeitos e representantes de pastas ligadas ao turismo no âmbito estadual e nos 29 municípios que integram a Região Metropolitana de Curitiba.

-LEIA MAIS: Rodovias estaduais têm novos pontos com bloqueio total; confira

continua após publicidade

Neste momento, uma versão de testes foi disponibilizada às prefeituras e órgãos municipais do setor para que alimentem a plataforma com informações de suas cidades. A versão final será disponibilizada ao público geral em fevereiro de 2024 para os sistemas Android quanto iOS.

Inicialmente, o aplicativo abrangerá os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Posteriormente, todas as cidades paranaenses deverão ser adicionados. Também serão incluídos dados fornecidos pelas secretarias estaduais da Cultura e do Esporte.

“A plataforma terá uma linguagem simples e objetiva. O cidadão se cadastra e a ferramenta já começa a mostrar sugestões para ele, de acordo com as suas preferências e a região escolhida”, afirmou o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, durante o fórum. “O aplicativo tem uma inteligência artificial, que identifica os gostos do usuário e adapta suas recomendações de acordo com eles. Assim, o turista já chega na cidade com uma rota otimizada”, acrescentou.

continua após publicidade

“Esse lançamento, além de aprimorar as experiências de quem viaja no nosso estado, também coloca em evidência a força do turismo paranaense", disse o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes.

PLANEJAMENTO DE EXPERIÊNCIAS - Para o cidadão, o Viaje Paraná+ funciona como um guia turístico digital, apresentando informações sobre gastronomia, arte, cultura, esporte e aventura em cada destino escolhido — assim como no portal Viaje Paraná.

Também será possível encontrar locais por geolocalização, planejar rotas temáticas de acordo com o estilo de turismo preferido, além de checar o calendário de eventos e compartilhar as experiências.

continua após publicidade

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - Quando acessado por gestores públicos, o aplicativo tem outras funcionalidades. Ele fornece um painel de gestão, com indicadores como palavras mais buscadas, mapa de calor (de concentração de turistas), segmentação turística por região, além de dados do Cadastur (cadastro do Ministério do Turismo) e estudos de demanda.

Assim, a partir da identificação de preferências e demandas, os gestores podem mapear oportunidades e criar estratégias para desenvolver o potencial turístico e, consequentemente, econômico de seu município.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Celepar apresenta aplicativo que ajudará a planejar viagens no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!