MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Caso de variante Delta é confirmado em Marilândia do Sul

Agora, são 6 casos da variante no Vale do Ivaí, sendo 4 em Apucarana.

Da Redação

·
Caso de variante Delta é confirmado em Marilândia do Sul
Icone Camera Foto por Da Redação
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2021, 16:24:30 Editado em 08.10.2021, 17:00:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta sexta-feira (8) mais 35 casos da variante delta e suas sublinhagens no Paraná. Um dos municípios que teve a confirmação foi Marilândia do Sul, no Vale do Ivaí. Agora a região soma 6 casos da variante, sendo 1 caso em São João do Ivaí, 4 casos em Apucarana e este confirmado em Marilândia.

continua após publicidade

O Paraná soma 214 casos e 44 óbitos. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Outros casos novos foram registrados em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Maringá, Andirá, Nova Santa Rosa e Toledo.

continua após publicidade

Até agora, 1.085 amostras foram sequenciadas, 603 aguardam resultado e dentre os sequenciamentos, 594 indicaram a variante P.1.

PROTOCOLO – As amostram são escolhidas aleatoriamente pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e enviadas para a Fiocruz.

Após o relatório pronto, a Sesa entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica.

continua após publicidade

Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.

SUBLINHAGENS – Sublinhagens de variantes são fenômenos que fazem parte da evolução viral natural e estão associados à taxa de replicação da doença. Quanto mais o vírus se multiplica, mais rápido ocorrem os processos de evolução.

O vírus Sars-CoV-2 sofre mutações esperadas dentro do processo evolutivo de qualquer vírus RNA. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante do vírus.

Com informações; Sesa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Caso de variante Delta é confirmado em Marilândia do Sul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!