MAIS LIDAS
VER TODOS

Adeus, aluguel

Casa Fácil garante acesso facilitado de mulheres do Paraná à moradia

Conforme o perfil de cadastro de pretendentes no órgão estadual de habitação, 67% das inscrições são de famílias chefiadas por mulheres

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.03.2024, 12:49:54 Editado em 08.03.2024, 12:49:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Dia Internacional da Mulher é um marco para celebrar a representatividade feminina na Cohapar, que responde pelas políticas habitacionais no Estado. Entre sede e escritórios regionais, são 211 funcionárias concursadas, comissionadas e terceirizadas, número que representa cerca de 50% do corpo funcional da empresa pública.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Novo viaduto de São José dos Pinhais atinge marca de 72,7% de execução

E essa representatividade interna está ajudando a consolidar políticas para a sociedade. O Paraná tem uma lei estadual (20.394/2020) que guia o Programa Casa Fácil e prevê prioridade de atendimento às famílias chefiadas por mulheres e cota para aquelas protegidas pela Lei Maria da Penha. A medida vale para todas as modalidades disponíveis, o que garante a preferência em projetos de imóveis financiados pela Cohapar com condições facilitadas, casas doadas para pessoas em vulnerabilidade social e também em condomínios exclusivos para idosos.

continua após publicidade

Os índices de atendimento a esse público estão se tornando cada vez mais expressivos nas diversas modalidades do Casa Fácil: 54% dos subsídios aprovados na modalidade Valor de Entrada são para mulheres e nas modalidades de financiamento junto à Companhia o índice de titularidade feminina alcança a marca dos 78,5%. No âmbito da Escrituração e Regularização Fundiária, 42% da documentação emitida tem uma mulher como requerente principal.

A lei também é importante diante do contexto social do programa. Conforme o perfil de cadastro de pretendentes no órgão estadual de habitação, 67% das inscrições são de famílias chefiadas por mulheres. Para se habilitarem a participar da seleção e comercialização de casas dos projetos estaduais, as interessadas devem se inscrever no site. Nele, é necessário preencher informações sobre renda, composição familiar e outros dados, como eventual enquadramento na Lei Maria da Penha.Durante o processo de classificação dos pretendentes de cada empreendimento, os técnicos da Cohapar fazem uma análise criteriosa dos dados informados e, posteriormente, aquelas pessoas com prioridade de atendimento deverão comprovar as informações preenchidas na ficha de cadastro.

“É uma alegria imensa poder contar com o profissionalismo e excelência de tantas mulheres na execução dos programas habitacionais, levando oportunidades a milhares de mulheres”, enfatizou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. Para ele, esse compromisso reflete os princípios de equidade e igualdade entre homens e mulheres.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

CASA FÁCIL

Por meio do programa Casa Fácil Paraná, a Cohapar financia diretamente a construção ou aquisição de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos. Ele envolve as modalidades Valor de Entrada, Viver Mais Paraná, Vida Nova, Escritura na Mão e Escrituração Direta. Apenas na primeira modalidade já foram investidos R$ 480 milhões em subsídios, entre 2021 e 2023, para 32 mil famílias paranaenses. Para conhecer todos os detalhes, acesse o site oficial aqui.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Casa Fácil garante acesso facilitado de mulheres do Paraná à moradia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!