O Governo do Paraná publicou, nesta quarta-feira (19), um edital para a elaboração de estudos e implantação de uma Arena Olímpica em Curitiba. O complexo esportivo na Capital vai oferecer diversas modalidades, incluindo atletismo e ginástica, com a proposta de formar atletas de alto desempenho.
📰 LEIA MAIS: Apucarana: veja vagas de emprego oferecidas pelo Lar Sagrada Família
O edital também contempla a implantação de um complexo aquático voltado para natação, que atenda aos parâmetros para recebimento de competições em nível nacional e internacional, em imóvel que pertence ao Estado. A ideia é que ele tenha os mesmos parâmetros utilizados nas competições olímpicas da modalidade. O edital contempla a execução dos projetos de maneira individual ou conjunta, por meio de parceria com a iniciativa privada.
Paraná na rota de competições nacionais e internacionais
O projeto olímpico é uma iniciativa conjunta das secretarias de Estado do Esporte e do Planejamento, e visa a implantação de um novo complexo esportivo para formação de atletas de alto nível e atração de competições nacionais e internacionais.
O planejamento também prevê a ampliação e modernização da estrutura existente no imóvel da sede da Secretaria do Esporte, no Capão da Imbuia, em Curitiba, contemplando a renovação dos equipamentos geridos pela pasta.
Atualmente esse local tem três ginásios, um de vôlei, um para paradesporto e ginástica rítmica e um de treinamento de ginástica artística, onde funciona o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná. Ele também tem espaços esportivos para aulas de futebol e rubgy. A ideia, de acordo com a Secretaria de Esporte, é receber propostas para um ginásio com cerca de 20 mil lugares, podendo englobar parte da estrutura atual ou um ginásio totalmente novo.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, esse projeto segue a lógica das Parcerias Público Privada, agora voltadas ao desenvolvimento dos esportes olímpicos. A ideia é criar uma infraestrutura dedicada para formação de atletas paranaenses de alto desempenho. Além disso, estão previstos atendimentos sociais também de crianças e adolescentes.
“Essa é uma estratégia do Governo do Estado de trazer a iniciativa privada para participar desse tipo de modelagem, porque ele tem um ganho social e um ganho para o esporte do Paraná. E naturalmente esse modelo desafoga o Estado de realizar novos investimentos com o privado podendo ser parceiro nesse tipo de iniciativa”, afirma.
Atualmente o Estado já conta com o Complexo do Tarumã, que possui o Centro Nacional de Treinamento de Skate, e também um Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel.
Fonte: Paraná Portal
Deixe seu comentário sobre: "Capital paranaense vai ganhar Arena Olímpica"