MAIS LIDAS
VER TODOS

SANEPAR

Caminho das Águas atrai visitantes na 36ª edição do Show Rural

O espaço apresenta aos visitantes sistemas de tratamento de efluentes domésticos como uma alternativa de fácil instalação nas propriedades rurais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.02.2024, 13:40:02 Editado em 07.02.2024, 13:40:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma grande maquete ao ar livre mostra bem as diferenças de como ficam os cursos dos rios, desde as nascentes, quando são ou não protegidos pelas matas ciliares, e os impactos que a falta da preservação causam na qualidade da água. O Caminho das Águas é uma ação de educação ambiental desenvolvida em parceria entre a Sanepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) e tem atraído a atenção do público que visita o Show Rural Coopavel.

continua após publicidade

O Caminho das Águas está aberto a todos os visitantes até sexta-feira (9), no espaço anexo ao estande da Sanepar, na área do IDR-Paraná, das 8h horas às 17h30. O percurso visa provocar a reflexão sobre os cuidados com a água do planeta e a importância da preservação ambiental.

Marina Ransolin Rodrigues, extensionista IDR-Paraná responsável pelo Caminho das Águas, explica que a proposta busca conscientizar os agricultores e todos que passam pela feira sobre os cuidados com as áreas de entorno dos rios. “A maquete representa os dois caminhos da água, um não preservado, sem a mata ciliar e sem proteção de nascente, e a consequência disso. Para contrapor, tem o outro lado, com a mata ciliar conservada, com uma água de boa qualidade e a nascente protegida”, explicou.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Porto de Paranaguá recebe meganavio que tem escala única no Paraná

Além da maquete, o espaço também apresenta aos visitantes sistemas de tratamento de efluentes domésticos como uma alternativa de fácil instalação nas propriedades rurais. “O objetivo é mostrar a importância da preservação de solo e de água, a diferença em ter uma nascente protegida e esse sistema alternativo de saneamento, que se diferencia de uma fossa comum por ser impermeável, evitando a contaminação do solo”, explicou.

Visitando o Show Rural na terça-feira (6), as agriculturas Nair Feltrin Lingoski e Renita Mattei Lingoski, ambas de Cafelândia, no Oeste do Estado, se mostraram entusiasmadas com a apresentação lúdica e didática. “É um trabalho muito bom. Com esse caminho fica mais fácil entender a importância de cuidarmos dos rios. Ensinando, as instituições ajudam a melhorar a qualidade da água”, disse Nair.

continua após publicidade

Graziele Paula Dal Toé Schnorr, extensionista social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que trabalha agricultores do Oeste catarinense, aproveitou o evento para uma espécie de intercâmbio. “O IDR-PR e o Epagri são coirmãos e prestam um trabalho parecido no meio rural. Por isso nosso grupo veio conhecer as experiências e novidades que estão dando certo. E esse trabalho de proteção de nascentes e efluentes nos chamou atenção, porque é uma iniciativa diferenciada, que pode ser aplicado também no nosso estado”, afirmou.

Eliane Merhet Neivert, produtora rural de Fernandes Pinheiro, no Centro-Sul, visita o Show Rural todo ano e aproveitou para aprender mais sobre a preservação da água. “Eles apresentaram uma solução prática para um problema que temos na fazenda, com as fossas. Isso aqui é uma coisa muito interessante, muito prático, não polui o meio ambiente. Agora vamos tentar montar algo assim na nossa propriedade”, destacou.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

PROGRAMAS:

No estande da Sanepar, painéis apresentam os programas institucionais da Sanepar de cunho ambiental. Um dos exemplos é o Fundo Azul, pelo qual a Sanepar investe em projetos de conservação, preservação e recuperação de bacias de mananciais e em áreas de recargas de poços. O programa é desenvolvido em parceria com órgãos estaduais, universidades, prefeituras, cooperativas e demais instituições.

A Companhia mostra também o programa Sanepar Rural, que busca auxiliar as prefeituras a levar água tratada a comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas. A implantação dos sistemas de abastecimento nessa modalidade é feita em parceria com os municípios e com as comunidades beneficiadas.

Outro importante projeto é o da fertirrigação e reuso das águas servidas, que utiliza o efluente tratado, que é rico em nutrientes, para irrigação e fertilização de culturas agrícolas. A aplicação dele está sendo estudada para uso em pomares e culturas que não são consumidas cruas, em áreas de reflorestamento e em irrigações paisagísticas ou esportivas, entre outros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Caminho das Águas atrai visitantes na 36ª edição do Show Rural"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!