MAIS LIDAS
VER TODOS

Inclusão

Câmara aprova projeto que reconhece visão monocular como deficiência

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2/3) o parecer da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) ao Projeto de Lei 1615/19, que assegura, à pessoa que enxerga com apenas um olho, os mesmos direitos e benefícios assegurados na legislação brasi

Da Redação

·
Câmara aprova projeto que reconhece visão monocular como deficiência
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2021, 16:25:51 Editado em 03.03.2021, 16:26:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2/3) o parecer da deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) ao Projeto de Lei 1615/19, que assegura, à pessoa que enxerga com apenas um olho, os mesmos direitos e benefícios assegurados na legislação brasileira à pessoa com deficiência. Agora o texto segue para sanção presidencial.

continua após publicidade

Os monoculares, como são conhecidos, não possuem as percepções de profundidade e de tridimensionalidade, além de terem a visão periférica prejudicada. Eles não podem exercer algumas profissões, como bombeiro, militar, motorista profissional, e também sofrem com o preconceito e a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

“Diversas instâncias dos poderes Executivo e Judiciário já estenderam à pessoa com visão monocular os mesmos direitos assegurados às pessoas com deficiência, medida inquestionavelmente oportuna e justa. Agora, este Parlamento ratificou posicionamento já consolidado em nossa sociedade e reconheceu definitivamente que a pessoa com visão monocular faz jus aos direitos conferidos à pessoa com deficiência”, afirma Luísa Canziani.

continua após publicidade

Portanto, a instituição em lei da visão monocular como deficiência visual pretende uniformizar o tratamento a essas pessoas em todo o território nacional. Vinte e três estados - incluindo o Paraná - e o Distrito Federal já reconhecem os monoculares como deficientes, mas falta a garantia de uma lei federal. O Senado aprovou a proposta em 2019 e agora, com a votação na Câmara, o projeto segue para sanção presidencial.

MONOCULAR

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a visão monocular como uma deficiência visual em razão da perda da visão binocular (nos dois olhos) no processo de formação da visão. Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais e, além disso, são alvos de discriminação.

A mão sobre um dos olhos é o símbolo que representa as pessoas com deficiência visual que enxergam com apenas um olho. Os monoculares têm a sensação tridimensional limitada, portanto, essas pessoas apresentam noção de profundidade bastante limitada. O símbolo serve de orientação para que a população identifique os monoculares nas mais diversas situações.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara aprova projeto que reconhece visão monocular como deficiência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!