MAIS LIDAS
VER TODOS

Acordo

BRDE e Estado do Paraná celebram acordo para impulsionar PPPs

O acordo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (6) pelo secretário do Planejamento, Guto Silva, e o diretor financeiro do BRDE

Da Redação

·
Contrato foi assinado em Cascavel
Icone Camera Foto por Divulgação/AEN
Contrato foi assinado em Cascavel
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2024, 17:33:42 Editado em 06.02.2024, 17:33:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Secretaria de Estado do Planejamento vão trabalhar de forma conjunta para aprimorar os projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado, dentro do Programa de Parcerias do Paraná (PAR). O acordo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (6) pelo secretário do Planejamento, Guto Silva, e o diretor Financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, durante o Show Rural, em Cascavel.

continua após publicidade

A Secretaria do Planejamento é responsável pelo acompanhamento dos projetos e contratos de parcerias no Estado. A pasta também coordena as atividades relacionadas à identificação, estruturação e análise de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de projetos passíveis de desestatização.

Com o acordo, o BRDE vai prestar apoio técnico para a elaboração e execução de projetos de melhoria de produtividade e modernização desses processos, já que o banco tem conhecimento técnico e capacidade para contribuir na estruturação de concessões e PPPs. Isso inclui, por exemplo, a concessão de pátios veiculares e outros serviços que podem ser tocados pela iniciativa privada.

continua após publicidade

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que a celebração deste instrumento com o banco, que atende os três estados do Sul, amplia o papel da entidade no desenvolvimento da região.

- LEIA MAIS: BRDE vai assinar R$ 661,16 milhões em contratos no Show Rural

“Com essa nova perspectiva, o banco vai ajudar a colocar de pé os projetos de concessão e as PPPS, que necessitam de um assessoramento técnico que auxilie nessa engenharia de projeto. Isso vai nos ajudar a formatar esse tipo de parceria e a colocá-la no mercado”, explicou. “O BRDE já faz esse trabalho com PPPs e a ideia agora é que o governo possa contratar os técnicos para avaliar a viabilidade de alguns projetos”.

continua após publicidade

Segundo o secretário, o auxílio do BRDE ao Governo do Estado, com seus técnicos e estrutura, vai permitir um ganho de tempo no processo, além de mais qualidade na formatação desses projetos. “O objetivo é melhorar os serviços públicos, garantindo mais agilidade nos investimentos e estimulando essa relação muito positiva com a iniciativa privada, que ajuda a melhorar as áreas que o governo tem dificuldade de tocar sozinho. É mais eficiência e transparência com menos custo para o cidadão”, disse.

O diretor do BRDE explicou que trata-se de um acordo que aproxima ainda mais o banco do Governo do Estado, não só na execução, como na construção de políticas públicas. “Nós temos o conhecimento prático na estruturação de PPPs. Já entregamos a estruturação dos pátios veiculares do Detran do Paraná, fomos contratados para um projeto semelhante com o Detran de São Paulo. Agora, poderemos ser um parceiro de primeira hora do Estado para estruturar esses projetos”, destacou Bley.

COLABORAÇÃO – O acordo estabelece como principal objetivo a colaboração recíproca entre as instituições na estruturação de projetos de concessão e PPPs, com foco na modelagem econômico-financeira para tornar os projetos mais atrativos.

continua após publicidade

Os projetos serão definidos por meio de Planos de Trabalho específicos, que devem conter informações detalhadas sobre a concessão pretendida, atividades de cooperação, instrumentos para obtenção de estudos de viabilidade, repartição de custos, formalizações jurídicas, entre outros pontos.

CASCAVEL – Durante o Show Rural, o BRDE também assinou um protocolo de intenções com a Agência de Inteligência e Fomento do Município de Cascavel para ampliar a atração de novos projetos e investimentos ao município do Oeste paranaense.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "BRDE e Estado do Paraná celebram acordo para impulsionar PPPs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!