MAIS LIDAS
VER TODOS

PELA 1ª VEZ

Bombeiros do Paraná participam de competição de salvamento em altura

A disputa internacional, que acontecerá em Curitiba, traz de maneira inédita o evento nascido na Bélgica para a América do Sul

Da Redação

·
Ao todo, dez equipes confirmaram presença na disputa
Icone Camera Foto por CBMPR
Ao todo, dez equipes confirmaram presença na disputa
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2024, 15:47:43 Editado em 20.02.2024, 15:48:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) participa nesta semana, entre quarta-feira (21) e sábado (24), de sua primeira competição internacional de salvamento em altura. O Grimpday South America, que acontecerá em Curitiba, traz de maneira inédita o evento nascido na Bélgica para a América do Sul.

continua após publicidade

Ao todo, dez equipes confirmaram presença na disputa: três brasileiras, incluindo duas do Paraná e uma de Santa Catarina; duas norte-americanas; uma da Bélgica; uma da Espanha; uma da Inglaterra; uma do Chile; e uma exclusivamente composta por mulheres de várias nacionalidades. Além do time paranaense, o Estado é representado também por um grupo civil.

- LEIA MAIS: Paraná em alerta: Inmet divulga aviso de chuvas intensas para o estado

continua após publicidade

“Nosso objetivo número um é a troca de informações. Observar os meios de atuação das equipes, como se organizam para fazer os resgates, e com isso poder dar um retorno institucional ao Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, por meio de cursos, capacitações, para replicar aqui o que se vê de melhor nas equipes de fora”, diz o 1° tenente Gabriel Martins Marcondes, líder da equipe e representante curitibano no sexteto do CBMPR, que tem ainda dois integrantes de Maringá, dois de Cascavel e um de Santo Antônio da Platina.

O primeiro dia do evento, que terá apenas atividades internas, de registro dos participantes, informações gerais sobre a disputa e verificação de equipamentos, será especialmente propício a esse networking entre os competidores. Já a ação, com a exibição das habilidade e técnicas dos concorrentes, vai começar na quinta-feira (22).

DESAFIOS

Durante o Grimpday serão montados três cenários, por dia, para desafiar os times. O primeiro será na Pedreira do Atuba; o segundo, no Viaduto dos Padres, na BR-277; e o terceiro na Ligga Arena.

continua após publicidade

“Cada cenário vai trazer uma dificuldade diferente. Vai ser surpresa, mas acreditamos que cada local vai exigir a aplicação de técnicas diferentes. Na Pedreira do Atuba, por exemplo, o desafio vai ser, por se tratar de um ambiente natural, achar um local para montar o sistema de trabalho. Vai exigir muita criatividade”, contou o tenente. “Já no viaduto, o acesso é bem complicado porque tem de circular lá embaixo também, com muita água, e pedras. Na Arena, com teste de habilidade especial, como passar por algum vão ou fazer uma tirolesa bem grande”.

O resgate executado em cada local de prova será analisado por um avaliador. “Primeiro, são considerados se foram cumpridos os requisitos mínimos de segurança; um segundo aspecto é a velocidade, o tempo decorrido para a realização do resgate; e o outro é o atendimento à vítima, como ela será tratada e retirada naquele cenário específico. Após a prova, o avaliador pontua as técnicas apresentadas”, explicou o tenente do CBMPR.

ORIGEM

O Grimpday teve sua primeira edição em 2006, idealizado por bombeiros da cidade belga de Namur. O nome GRIMP significa, em tradução livre do original francês, Grupo de Reconhecimento e Intervenção em Meios Perigosos. Embora sua edição anual seja tradicionalmente na cidade de Namur, na Bélgica, o evento já passou também pela França, Japão e Estados Unidos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Bombeiros do Paraná participam de competição de salvamento em altura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!