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Boletim traz detalhes sobre a nova ponte Brasil-Paraguai

Boletim traz detalhes sobre a nova ponte Brasil-Paraguai

Da Redação

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Boletim traz detalhes sobre a nova ponte Brasil-Paraguai
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.09.2020, 11:33:56 Editado em 03.09.2020, 11:33:41
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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou a publicação de boletins online mensais sobre o andamento da Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Cada edição conta com um resumo das principais realizações do mês, detalhes sobre a estrutura, e a porcentagem de conclusão da obra, de acordo com a medição mais recente.

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A primeira edição do boletim aborda a chegada das maiores longarinas metálicas da obra no lado brasileiro, enquanto a edição mais recente destaca o início da montagem da aduela metálica, estrutura composta pelas duas longarinas e sete transversinas metálicas, e que será a primeira a compor o vão livre da ponte.

O avanço dos serviços nos pilares da ponte do lado paraguaio é detalhado em ambas as edições, com ênfase no método de concretagem utilizado para subir a estrutura.

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Os boletins também incluem informações sobre programas ambientais realizados no âmbito da obra, como a prospecção arqueológica seguindo plano de trabalho aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), monitoramento da qualidade da água no Rio Paraná, no Rio Iguaçu e em alguns rios menores da região, e o monitoramento da fauna local.

Os boletins podem ser acessados pelo portal do DER/PR, ou recebidos por e-mail, fazendo inscrição na página http://www.der.pr.gov.br/inscrever

OBRA – Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros, a segunda ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai representa um investimento de cerca de R$ 323 milhões. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. A previsão é que a ela seja entregue em três anos.

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Outros R$ 140 milhões serão investidos nas obras da Perimetral Leste, que ligará a ponte à rodovia BR-277.

A obra é uma parceria entre os governos Federal e do Paraná, com investimentos da Itaipu Binacional.

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