A Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, deu uma amostra da gravidade da infestação urbana pelo escorpião amarelo. Num único quarteirão da cidade, numa jornada noturna de apenas 3 horas, 110 insetos foram capturas com o auxílio de lanternas ultravioleta.
Os animais foram encontrados principalmente em terrenos baldios e bueiros na região conhecida na cidade como a antiga Gaúcha, próxima a pontos de referência importantes como a delegacia da Polícia Civil.
LEIA MAIS: Acidentes com escorpiões amarelos geram alerta em Apucarana
Na próxima semana, segundo a Vigilância em Saúde do município, que fica no Oeste do Estado, será realizado uma nova busca, desta vez na região do Lar dos Idosos.
O setor tem usado as buscas como forma de mostrar à população o impacto da infestação e para orientar as pessoas quanto aos cuidados em caso de picadas. Segundo os profissionais da área, em caso de picada a vítima deve informar a Vigilância Sanitária e, se possível, levar o animal para que possa ser corretamente identificado. A orientação é que o local da picada seja lavado com água e sabão apenas e a vítima deve buscar assistência médica o mais rapidamente possível.
LEIA MAIS: Homem é picado por escorpião em Arapongas; Saúde faz alerta
Preventivamente, as autoridades de saúde advertem que a população deve manter os terrenos limpos, sem entulhos e vedar frestas de portas, janelas e ralos, principalmente no período noturno, horário de atividade dos insetos.
Deixe seu comentário sobre: "Blitz da Vigilância em Saúde encontra 110 escorpiões em um quarteirão"