MAIS LIDAS
VER TODOS

Pandemia

Beto Preto fala em desaceleração de contágio mas alerta para cuidados

Passados quatro meses do início da pandemia, o Paraná se aproximou dos 57 mil casos confirmados de covid 19, até quarta-feira (22), com 1396 mortes em 207 cidades, dos 399 municípios do estado. Neste sentido o médico Beto Preto, Secretário Estadual de

Da Redação

·
Beto Preto fala em desaceleração de contágio mas alerta para cuidados
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2020, 16:48:29 Editado em 22.07.2020, 16:48:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Passados quatro meses do início da pandemia, o Paraná se aproximou dos 57 mil casos confirmados de covid 19, até quarta-feira (22), com 1396 mortes em 207 cidades, dos 399 municípios do estado. Neste sentido o médico Beto Preto, Secretário Estadual de Saúde, deu entrevista a rede Aerp – Associação das Emissoras de Rádio do Paraná, sobre as próximas medidas para conter o avanço da pandemia de coronavírus no estado.

continua após publicidade

“O Paraná fez um grande sacrifício nos últimos meses, com momentos de maior e menor isolamento domiciliar”, avalia. Ele lembra, no entanto que o planejamento inicial da Saúde do estado era para 30 mil casos nesse período, mas conforme as medidas foram relaxando e as atividades foram flexibilizadas, na economia, a velocidade de contágio aumentou. “O que era para finalizar em 4 meses, pode se estender para até 7 meses. Mas nesse momento continuamos em subida controlada”, ressalta.

Beto enfatiza que o estado já está diminuindo ações de medidas restritivas em sete regiões do Paraná, sendo Curitiba, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Toledo e Foz do Iguaçu. “Mesmo com adesão heterogênea, o isolamento deu a possibilidade de acreditar na diminuição da velocidade de subida no número de novos casos e do contágio”, diz.

continua após publicidade

O secretário relata que o estado está indo para o quarto dia de estabilização no número de mortes. “A diminuição ainda é pequena e tênue, mas isso já é fruto de trabalho da quarentena restritiva, mesmo que não tenha sido como deveria, já é positiva por ter segurado a velocidade de contágio na subida da curva”, diz Beto Preto.

Segundo ele, os dados dessa diminuição devem ser percebidos na próxima semana. “Mas isso não é álibi, como também não é, abrir novos leitos de UTI, para que as pessoas descuidem”, alerta que todos devem seguir as orientações da Saúde.

Atendimentos exclusivos

continua após publicidade

A Secretaria de Saúde ressalta que nesta quinta-feira (23), o Estado vai abrir mais 14 leitos de UTI no Hospital do Trabalhador, na região metropolitana de Curitiba, com 88 leitos exclusivos para atendimento da covid. “Outro com grande estrutura é o Hospital Universitário de Londrina, com 80 leitos de UTI, disponíveis para pacientes do vírus”, cita o secretário.

Beto reconhece o esforço das prefeituras em geral com os cuidados em cada localidade com a pandemia, contudo comenta: “Ainda não chegamos ao máximo na curva de casos e devemos ter mais três semanas duras pela frente no Paraná”, avisa.

Clima pode piorar pandemia

continua após publicidade

O médico Beto Preto lembra que o frio previsto e as chuvas, podem piorar o risco de contaminação pelo coronavírus, por conta do aumento da umidade relativa do ar.

Com informações da AERP

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Beto Preto fala em desaceleração de contágio mas alerta para cuidados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!