O secretário de Saúde do Paraná e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD), criticou a abertura "precoce" do Hospital de Apucarana, no norte do Paraná. Segundo ele, a obra do prédio ainda não foi concluída e a unidade não obteve alvará da Vigilância Sanitária para funcionamento. O secretário também contesta o custo para manter o funcionamento da unidade. Assista ao vídeo abaixo.
- LEIA MAIS: Rodolfo Mota anuncia Rogério Ribeiro como secretário da Fazenda
"O Hospital de Apucarana não ficou pronto. Não tem sequer alvará da Vigilância Sanitária. E, ao mesmo tempo, a prefeitura negou documentos ao longo desses três ou quatro meses para o Hospital da Acea, que tem uma instituição privada filantrópica para gerir a unidade", afirma.
Beto Preto também contesta o custo para manter o funcionamento do Hospital de Apucarana, o qual ele considera muito alto em comparação a outras instituições de porte maior. "O Hospital Providência e o Materno Infantil têm 311 leitos e recebem aproximadamente R$ 4 milhões por mês para manter esses leitos abertos. Como o novo hospital com 50 leitos vai ter um custo de mais de R$ 2 milhões por mês?", questiona.
O secretário também apontou irregularidades na licitação do hospital e fez um alerta para que a equipe jurídica da nova gestão faça um "pente-fino" no processo licitatório. "Esta licitação foi dirigida. Não teve todos os quesitos resolvidos ao longo do seu certame licitatório e colocou uma equipe que veio da Bahia. Não é possível que ninguém aqui no Paraná quis disputar essa licitação. O Tribunal de Contas está analisando isso também", assinala.
Nas redes sociais, o atual prefeito, Junior da Femac, divulgou o início dos atendimentos no Hospital Municipal nesta segunda-feira (30) com a consulta de 30 pacientes.
NOVA GESTÃO
Sobre a nova gestão que assume a prefeitura nesta quarta-feira (1º), o secretário Beto Preto afirma que está à disposição para colaborar com o desenvolvimento do município. "Existe o novo prefeito e ele vem com credenciais de voto. Então, a população escolheu o Rodolfo. Cabe a todos nós, que somos atores políticos, entender isso e tentar ajudá-lo da melhor forma possível", enfatiza.
"No que depender da minha pessoa como deputado federal, estou à disposição do município. Tive 38 mil votos aqui para deputado federal e meu mandato está valendo. Continuo lá com a minha equipe em Brasília. Estou na Secretaria de Estado da Saúde, que é uma das principais secretarias do governador Ratinho Junior. Passei por uma pandemia, tenho experiência administrativa, estou à disposição em Curitiba, estou à disposição em Brasília", acrescenta.
Assista ao vídeo e confira a entrevista completa:
Deixe seu comentário sobre: "Beto Preto critica abertura do Hospital de Apucarana"