Durante o evento Paraná Mais Cidades, realizado em Foz do Iguaçu, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, apresentou aos mais de 370 prefeitos paranaenses um panorama das obras e investimentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) voltados para a melhoria do atendimento em todo o estado. Entre os destaques, está o programa de obras da Sesa, que busca implementar estruturas de saúde, o avanço da regionalização dos serviços e a implantação do Paraná Saúde Digital.
-LEIA MAIS: Rodolfo Mota participa do Paraná Mais Cidades em Foz do Iguaçu
O programa de obras tem transformado o acesso à saúde, beneficiando a população em todos os cantos do Paraná. Durante a apresentação, o secretário destacou as obras de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Pronto Atendimentos Municipais (PAM), Unidades Mistas de Saúde (UMS), Maternidades e outras.
"O Paraná se transformou em um verdadeiro canteiro de obras de saúde e isso é importante pois impede que o paciente tenha de viajar grandes distâncias para receber atendimento. Essa é a essência do que buscamos fazer, que é descentralizar a saúde no Paraná", afirmou Beto Preto.
A regionalização da saúde é uma das principais diretrizes da atual gestão, visando descentralizar os serviços de saúde para garantir atendimento mais rápido e eficiente à população. A iniciativa busca reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes para grandes centros, fortalecendo hospitais regionais, implantando novas unidades de atendimento e modernizando a estrutura da rede pública de saúde.
"A missão que nos foi delegada pelo governador Ratinho Junior é a de levar serviços de saúde para mais perto da população, garantindo que cada região do Paraná tenha condições de atender suas demandas de forma adequada. Com novos os programas da Sesa e a ampliação da infraestrutura, estamos concretizando essa realidade", destacou.
Outro ponto de avanço é o Programa Paraná Saúde Digital, uma ferramenta inovadora que permite a análise e gestão de dados em tempo real sobre a saúde da população municipal. A plataforma disponibiliza informações sobre a propensão a doenças, coberturas vacinais, histórico de atendimentos e outros indicadores essenciais para a gestão eficiente da saúde pública.
"Com a digitalização da saúde, os gestores municipais terão acesso a dados precisos, permitindo um planejamento mais assertivo das ações de saúde e prevenção de doenças. Isso representa um grande salto na modernização dos serviços prestados à população", ressaltou o secretário.
Deixe seu comentário sobre: "Beto Preto apresenta programas e avanços da saúde para prefeitos do PR"