A população das cidades atendidas pela Sanepar pode ficar tranquila com a qualidade da água que recebe em seus imóveis. Antes de chegar às torneiras dos consumidores, a água da Sanepar passa por um rigoroso controle de qualidade. E sempre que necessário, a Sanepar intensifica as análises em cada etapa, da captação, tratamento, reservação e distribuição da água, como foi o caso de Toledo, no Oeste do Estado, nos últimos dias, para confirmar e registrar que a água mantém a mesma qualidade de sempre.
📰 LEIA MAIS: Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute
Por ano, são realizados cerca de 7,2 milhões de análises nos laboratórios operacionais e em quatro grandes laboratórios centrais. Também são feitas análises que envolvem mais de 100 parâmetros físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e que vão desde a captação, saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição.
A complexa estrutura de laboratórios funciona 24 horas por dia para verificar se a água produzida está dentro dos padrões de qualidade definidos pelo Ministério da Saúde. Alguns parâmetros são analisados de hora em hora, outros são diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Somente após esses processos é que a água é distribuída para quase 11 milhões de pessoas em 346 municípios.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
Referência no setor de saneamento do Brasil, os laboratórios da Sanepar garantem a confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas cidades atendidas pela Companhia. Os parâmetros são determinados pelo Ministério da Saúde, através da Portaria de Consolidação 5/2017 - MS, anexos XX (alterado pelas Portarias 888 e 2472 de 2021) e XXI.
A estrutura mantida pela Sanepar é moderna, bem equipada e com pessoal capacitado. Os laboratórios centrais têm acreditação à norma NBR ISO17025/2017, que especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação de laboratórios consistente pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
MONITORAMENTO
Todos os resultados das análises laboratoriais de qualidade da água da Sanepar são monitorados por uma rede de saúde pública formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde. Os resultados dessas análises são enviados por relatório para as Vigilâncias Sanitárias dos municípios, que alimentam o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). A população pode consultar as análises AQUI e também na fatura mensal.
A gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Cynthia Castro Corrêa Malaghini, explica que o Sisagua garante confiabilidade aos dados das análises feitas pelas companhias de saneamento porque tem rastreabilidade de todo o processo. “Ou seja, uma vez inseridas as informações, em tempo real, não podem ser alteradas”, explica Cynthia.
A gerente afirma também que nenhum alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público. “A divulgação de todas essas informações não apenas cumpre as exigências da legislação, como também confirma o compromisso da Sanepar com a transparência”.
ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017
Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento da competência para realizar atividades de ensaios, conforme escopo de Acreditação, ao Laboratório de Maringá (Acreditação nº CRL 1501); Laboratório de Cascavel (Acreditação nº CRL 1512); Laboratório de Curitiba (Acreditação nº CRL 1544) e Laboratório de Londrina (Acreditação nº CRL 1537).
Deixe seu comentário sobre: "Beber água direto da torneira? Sanepar garante qualidade no Paraná"