Um bebê morreu vítima de dengue horas após o nascimento. A morte, registrada em em Toledo, no oeste do Paraná, consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira (25).
A mãe da criança estava grávida de 37 semanas quando foi internada no hospital municipal da cidade com sintomas de dengue em 17 de abril, conforme informações da Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon.
- LEIA MAIS: Secretaria de Saúde confirma mais 13 mortes por dengue no Paraná
Confirmada a doença, a paciente foi transferida ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, onde no dia 25 de abril foi realizada uma cesárea. O bebê, de acordo com a pasta, nasceu com parada cardiorrespiratória e foi diagnosticado com dengue, sendo encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, mas não resistiu.
A transmissão de dengue de uma gestante infectada com a doença para o bebê não é comum, afirmou a médica infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, Camila Lopes Ahrens.
Quando acontece, no entanto, a transmissão pode ocorrer de duas formas, segundo a especialista. “A transmissão nesses casos pode ocorrer de duas formas, pode atravessar a barreira placentária e infectar o bebê ainda no útero e a transmissão no parto, especialmente se a mãe estiver na fase aguda da doença onde há quantidade grande de vírus no sangue", explicou a profissional em entrevista ao site G1.
Deixe seu comentário sobre: "Bebê morre vítima de dengue horas após nascer no Paraná"