MAIS LIDAS
VER TODOS

desperdício zero

Banco de Alimentos doa 24 toneladas por mês a animais resgatados

As hortaliças em bom estado são processadas e destinadas a entidades assistenciais como creches, hospitais, orfanatos e outras instituições

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.03.2024, 13:15:55 Editado em 05.03.2024, 13:15:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com objetivo de chegar ao desperdício zero dos alimentos movimentados nas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), o programa Banco de Alimentos Comida Boa passou por uma expansão e passou a fazer doações de hortifrutigranjeiros para instituições criadoras de animais. Desde o início de 2024, foram distribuídas 24 toneladas por mês a entidades que recebem animais resgatados ou trabalham na preservação de espécies ameaçadas.

continua após publicidade

O Banco de Alimentos Comida Boa identifica produtos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais na Ceasa-PR, mas que estão em condições de consumo. As hortaliças em bom estado são processadas e destinadas a entidades assistenciais como creches, hospitais, orfanatos e outras instituições. Com a expansão do programa, o excedente que está em boas condições, mas não se adequa às normas sanitárias para consumo humano, passou a ser destinado a instituições de cuidado animal.

“São frutas e legumes com algum tipo de avaria que podem ser consumidos pelos animais após uma preparação por parte dos criadouros. São, por exemplo, frutas com furos. Na entidade eles tiram esta parte do alimento e usam o restante para a nutrição animal. Estamos caminhando para ser a primeira Ceasa do Brasil com aterro zero dos resíduos. O próximo passo é transformar o que não dá para os animais consumirem em composto orgânico”, afirmou o diretor-presidente da Ceasa-PR, Éder Eduardo Bublitz.

continua após publicidade

Por dia, 8 mil toneladas de alimentos são comercializadas nas cinco unidades do Estado. Antes do programa Banco de Alimentos Comida Boa, 50 toneladas por dia eram desperdiçadas por não serem comercializadas. Com a destinação dos alimentos para as entidades de assistência social, quase metade deste volume passou a ser reaproveitado. Ao todo, mais de 440 toneladas por mês são doadas para entidades assistenciais, o que representa um volume anual de 5,3 mil toneladas de alimentos.

- LEIA MAIS: Inscrições para concurso da Polícia Penal do Paraná encerram no dia 22

PARCERIAS

Atualmente, duas instituições de cuidado animal recebem os alimentos do programa: +Mais Zoo Mantenedouro de Fauna Silvestre e o Criadouro Onça Pintada. Ambos são empreendimentos de fauna licenciados pelo Instituto Água e Terra (IAT) e tratam animais silvestres e exóticos resgatados porque estavam em situação de abandono, maus-tratos ou que foram apreendidos.

continua após publicidade

Os estabelecimentos abrigam animais que não têm mais condições de serem devolvidos à natureza ou por um período de tratamento em que eles precisam passar por cuidados especiais, como algum tipo de reabilitação física.

Para o responsável pelo Criadouro Onça Pintada, Luciano Saboia, a parceria tem sido muito importante para o cuidado dos animais que estão na instituição, que fica em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. São 2,2 mil animais de 190 espécies diferentes.

“Estamos recebendo estas doações de alimentos que são impróprios para a comercialização, mas que, aqui, são 100% aproveitados para a alimentação de várias espécies, muitas delas ameaçadas de extinção e que se enquadram em programas nacionais e internacionais de preservação”, afirmou.

continua após publicidade

De acordo com o diretor-presidente da Ceasa-PR, o objetivo é fazer o programa crescer, com doações por todo o Estado. “As doações para as instituições de cuidado animal, que neste momento acontecem na Ceasa de Curitiba, é mais um passo para a gente diminuir este desperdício. Com a consolidação deste projeto, vamos avançar nas parcerias nas outras unidades do Paraná”, afirmou Bublitz.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

BANCO DE ALIMENTOS

A distribuição em larga escalda das hortaliças para centenas de instituições por meio do Banco de Alimentos Comida Boa surgiu em abril de 2020, logo após a chegada da pandemia da Covid-19.

Atualmente, mais de 330 entidades, como casas de longa permanência de idosos, hospitais públicos, casas de recuperação, projetos de contraturno escolar, abrigos, associações de moradores e famílias em situação de vulnerabilidade social, recebem os alimentos.

O programa foi apresentado na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, como um bom exemplo de iniciativa governamental.

Ele também conta com a participação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Elas trabalham no processamento dos alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para, posteriormente, repassarem o conhecimento à comunidade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Banco de Alimentos doa 24 toneladas por mês a animais resgatados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!