MAIS LIDAS
VER TODOS

Cuidados com a saúde

Baixa umidade relativa do ar gera alerta na região de Apucarana

Em Apucarana, a umidade relativa do ar pode variar de 27% a 58% nesta quinta-feira (25), segundo o Simepar

Da Redação

·
Temperaturas máximas ficarão acima de 25 graus nos próximos dias em Apucarana
Icone Camera Foto por TNonline/Arquivo
Temperaturas máximas ficarão acima de 25 graus nos próximos dias em Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.07.2024, 16:55:47 Editado em 24.07.2024, 16:58:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A baixa umidade relativa do ar atinge o Paraná nesta semana e gera alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Paraná, uma grande área que vai do Norte ao Centro-Sul do Estado está dentro da faixa de alerta amarelo, quando o índice de umidade cai para a faixa de 30% .

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Saiba como fica o clima em Apucarana nesta quarta-feira (24)

São índices preocupantes, mas que ainda não afetam drasticamente a saúde. Mesmo assim, é preciso alguns cuidados (veja abaixo). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano gira em torno de 40% a 70%. Abaixo dos 20%, a baixa umidade já começa a criar sérios riscos à saúde.

continua após publicidade

Nesta quinta-feira (25), o Paraná segue em alerta amarelo. Em Apucarana, a umidade do ar pode variar de 27% a 58%. O quadro segue até domingo (28), com tempo aberto e temperaturas máximas acima de 25 graus.

Segundo médicos, um dos maiores malefícios da baixa umidade do ar é o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma, infecções virais e bacterianas. Nesses casos, o sangue fica mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo.

Devido ao tempo seco, os agentes causadores das alergias como poeira, poluição e pelos de animais ficam mais tempo suspensos no ar, fatores que aumentam doenças como rinite e conjuntivite.

continua após publicidade

A orientação é manter-se hidratado, mesmo sem sentir sede beba água; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e nariz; aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento; dar preferência a frutas ricas em líquidos como melancia, melão e laranja por exemplo; e evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h.

Outras medidas preventivas importantes são o uso de vaporizadores nos aposentos, manter a casa limpa e arejada utilizando-se de panos úmidos para limpeza. Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Baixa umidade relativa do ar gera alerta na região de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!