Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SUSTO

Avião com vacinas faz curva errada e entra em rota de colisão com jato da Gol, no Paraná

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Avião com vacinas faz curva errada e entra em rota de colisão com jato da Gol, no Paraná
Autor Distribuição das vacinas contra a Covid-19 com aeronaves do Governo do Estado - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Um avião monomotor com vacinas a bordo fez uma curva errada após a decolagem e acabou entrando em rota de colisão com um jato da GOL, no Paraná. A informação é do AEROIN, site de notícias especializado em aviação comercial.

O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro de 2021, e envolveu um Boeing 737-800 da GOL de matrícula PR-GUC e um Cessna C208 Caravan do governo do Paraná, de matrícula PP-MMS. Esse último levava doses da vacina CoronaVac para Londrina e decolou do Aeroporto Bacacheri, na região mais central da capital paranaense, informa o AEROIN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O jato da GOL, por sua vez, cumpria o voo G3-1212, procedente de Guarulhos, e se aproximava do Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, quando ficou em rota de colisão com o C208.

Em um áudio da frequência de Controle Aéreo obtido pelo AEROIN, nota-se que a controladora instruiu o jato da GOL a abandonar a aproximação para o Afonso Pena, para não colidir com o Cessna C208 Caravan, que tinha o indicativo de chamada (callsign) Resgate 03.


							Avião com vacinas faz curva errada e entra em rota de colisão com jato da Gol, no Paraná
AutorFoto: Reprodução

De imediato, os pilotos da GOL fazem uma curva para evitar a colisão e também respondem à controladora, cortejando a informação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste momento, é possível ouvir o alarme de desativação do piloto automático do Boeing 737, apontando que a aeronave estava em modo automático e os pilotos precisaram desativá-lo para tirá-la da rota de colisão.

O piloto da GOL também confirma TCAS RA, que é o Resolution Advisory, que é um comando de voz para evitar uma colisão, indicando para subir ou descer. Este aviso de RA só é dado quando o jato está a 3 milhas náuticas (5,5km) de distância da outra aeronave ou a 25 segundos ou menos do impacto.

Em seguida quem fala é o Resgate 03, informando que está corrigindo sua rota e voltando para a curva prevista, que era para a esquerda e não direita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após isso, o GOL arremete e o C208 segue sua rota prevista para Londrina. Minutos depois o Boeing 737 pousa no Afonso Pena sem nenhum problema adicional.

Uma investigação do CENIPA deve ser aberta a fim de apurar o ocorrido. Não há informação até o momento da distância que aeronaves ficaram uma da outra.

Fonte: Banda B

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline