MAIS LIDAS
VER TODOS

SEGURANÇA PÚBLICA

Avanços marcam os 116 anos do sistema penitenciário

Entre os progressos mais importantes está a criação da Polícia Penal do Paraná, em 2021

Da Redação

·
O sistema penitenciário do Paraná celebra 116 anos de história
Icone Camera Foto por PPPR
O sistema penitenciário do Paraná celebra 116 anos de história
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2024, 10:24:37 Editado em 24.09.2024, 10:24:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O sistema penitenciário do Paraná celebra 116 anos de história com uma trajetória marcada por evolução, desafios e o compromisso com a justiça e a reintegração social. Nesta segunda-feira (23) foi realizada uma solenidade na sede da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) da Polícia Penal do Paraná (PPPR), comemoração pontuada também por diversos avanços na área.

A diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre, falou sobre a importância da celebração. “É muito importante destacar o trabalho dos antigos agentes carcerários, depois agentes penitenciários e atualmente policiais penais. A transformação é significativa e propicia um sistema eficaz na custódia, controle da ordem, educação, capacitação e reintegração social de pessoas privadas de liberdade”, destaca.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Com energia solar, piscicultores reduzem custo e aumentam produção

Entre os progressos mais importantes está a criação da Polícia Penal do Paraná, em 2021, uma antiga reivindicação dos agentes penitenciários. “Com essa ação, toda a gestão das carceragens passou a ser da PPPR, desonerando a Polícia Civil para o cumprimento da sua atividade fim. Também, todas as atividades de segurança de muralha, escolta e intervenção penitenciária, que eram realizadas pela Polícia Militar, passaram a ser administradas pela nossa instituição”, destaca Maurício Ferracini, diretor-adjunto da PPPR.

Desde 2019, a instituição passou por diversas expansões. Entre as obras já entregues, destacam-se as penitenciárias de Guaíra, Londrina III, Ponta Grossa II, Foz do Iguaçu III e IV, além da Cadeia Pública de Arapongas e a Penitenciária de Integração Social de Piraquara, totalizando 4.192 vagas.

continua após publicidade

Atualmente, estão em construção a Penitenciária Estadual de Ribeirão do Pinhal, as Casas de Custódia de Umuarama e Laranjeiras do Sul, além das ampliações da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP) de Cascavel e da Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), somando 3.139 vagas.

O quadro de servidores também será ampliado. Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) na área de saúde na PPPR. A disposição de vagas compreende 143 profissionais para atuação no Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e duas vagas para a sede administrativa da PPPR, na Capital.

São vagas para profissionais como técnico em enfermagem e de laboratório; assistente social; enfermeiro; farmacêutico; fisioterapeuta; nutricionista; médico; psicólogo e terapeuta ocupacional.

continua após publicidade

Em maio deste ano também foi realizado concurso para ocupação de sete vagas para o Quadro Próprio da Polícia Penal, que contemplam as macrorregiões de Curitiba, Londrina e Cascavel.

HISTÓRIA – A comemoração dos 116 anos do Sistema Penitenciário do Paraná remete à fundação da primeira penitenciária do Estado, em 23 de setembro de 1908 por meio do Decreto nº 564, assinado pelo então governador do Paraná, Francisco Xavier da Silva.

continua após publicidade

O início do processo se deu com a aquisição de um prédio no bairro Ahu, em Curitiba, em 1905, adaptado para funcionar como penitenciária. Em 1909, as primeiras unidades começaram a receber pessoas privadas de liberdade (PPL) que já tinham acesso às celas individuais, educação e trabalho em diversas atividades, como marcenaria e tipografia, contribuindo para o surgimento da Imprensa Oficial do Estado.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

ACERVO – Na solenidade desta segunda-feira foram disponibilizados itens históricos do acervo penitenciário. Quem tiver interesse em conhecer os materiais pode visitar a sede da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) nesta terça-feira (24), das 9h às 16h, na Rua Saldanha Marinho, nº 161, no Centro de Curitiba.

Desde 2004, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário da PPPR tem promovido a organização e manutenção de um acervo histórico que inclui aproximadamente 20 mil prontuários e mais de 500 mil documentos, datados de 1909 a 1979, além de um acervo fotográfico.

O trabalho é realizado em parceria com a Divisão de Produção (Dipro), da PPPR, envolvendo monitoradas treinadas pelo Museu Paranaense na recuperação e armazenamento de documentos.

“Este momento representa um marco significativo na história, refletindo um legado que nos inspira a continuar avançando. Para honrar essa rica trajetória, teremos esta visita guiada ao nosso acervo, uma oportunidade única para reviver memórias e refletir sobre os itens e documentos que compõem a nossa história coletiva”, disse a diretora da Espen, Josiane Scremin.


						
							Avanços marcam os 116 anos do sistema penitenciário
Icone Camera Foto por PPPR

						
							Avanços marcam os 116 anos do sistema penitenciário
Icone Camera Foto por PPPR
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Avanços marcam os 116 anos do sistema penitenciário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!