Avaliação internacional eleva nota do portal do coronavírus - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Saúde

Avaliação internacional eleva nota do portal do coronavírus

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Informações disponíveis no portal sobre o coronavírus aumentaram a nota do Paraná na avaliação da Transparência Internacional Brasil, sobre contratações e aquisições emergenciais. O Estado se mantém no conceito ótimo, relativo a mais de 80 pontos, desde o início da classificação feita pela entidade civil.

Nesta edição, o Paraná alcançou 89 pontos, superando os 87,3 conseguidos na última avaliação, a partir da qual aumentou o número de critérios. O Estado subiu uma posição, ficando em 13.o lugar, com a oitava melhor nota.

A organização levou em consideração os dados de doações e informações sobre as medidas socioeconômicas adotadas pelo Governo do Estado, além de outras melhorias.

A transparência de informações é coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), que mantém o Portal da Transparência e participa da construção do coronavirus.pr.gov.br. “As informações necessárias para a sociedade acompanhar os gastos no enfrentamento à pandemia estão disponíveis. Neste momento tão sensível para todos, o controle social é fundamental”, afirmou o controlador-geral, Raul Siqueira.

De acordo com a página da Transparência Internacional Brasil, a partir deste mês, “além de adotar critérios mais rigorosos, passamos a acompanhar também doações, programas de estímulo econômico e medidas de proteção social”. Muitas das novas exigências já estão disponíveis no portal paranaense.

MUITO MAIS – O portal construído para o acompanhamento da pandemia tem muitas informações que podem ser buscadas pela população. Na aba Governo, estão disponíveis informações sobre as medidas de saúde, econômicas e sociais adotadas pela administração estadual, além das linhas de crédito disponíveis.

Na aba Solidariedade, o cidadão pode saber como participar de ações voluntárias e fazer doações ao Estado. Já na aba Transparência é possível acompanhar as doações recebidas. Nessa seção é possível acessar os boletins semanais da Receita Estadual e das secretarias do Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda.

O controlador-geral disse que a população deve ter acesso a todas a informações da administração estadual, com exceção aos casos previstos em lei. “É direito de todo cidadão saber o que os gestores públicos fazem com os recursos. Essa premissa é fundamental também para o trabalho de prevenção à corrupção”.

PARCERIA – Para o coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, o acesso está garantido, ainda que possa ser mais intuitivo para o cidadão médio. “Ainda estamos fazendo ajustes técnicos para melhorar a interface com o usuário. Alguns são procedimentos complexos que envolvem vários sistemas, mas outros problemas apontados serão solucionados no curto prazo”, explicou.

Gruber citou como exemplo a organização da legislação pertinente ao combate à Covid-19 e ao coronavírus, como um dos itens em que o Paraná perdeu ponto. No site paranaense as leis, os decretos e resoluções estão dispostas por tipo, enquanto a Transparência Internacional determina a separação por tema.

Ele ressaltou que os rankings produzidos pela Transparência Internacional Brasil e pela Open Knowledge Brasil são importantes para chamar a atenção a informações que a sociedade julga necessária. “Além dos dados mapeados pelas entidades, oferecemos outras informações que julgamos necessárias ou de interesse para o exercício do controle social”, afirmou Gruber.

SOLICITAÇÕES – A manutenção do site coronavirus.pr.gov.br é feita em conjunto com a Secretaria da Comunicação Social e Cultura, Secretaria da Saúde, E-PR Comunicação e a Celepar, empresa de informática do Governo do Estado.

Caso o cidadão tenha dificuldades em encontrar o que precisa, ele pode fazer uma solicitação individual. Uma das formas de solicitar informação é pelo Portal da Transparência, que tem área específica para solicitação de informações. A outra é pela Ouvidoria do Estado (veja contatos abaixo), que recebe também sugestões, reclamações, elogios e denúncias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Avaliação internacional eleva nota do portal do coronavírus"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.