MAIS LIDAS
VER TODOS

Nesta segunda

Assembleia Legislativa do Paraná retoma sessões plenárias

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai retomar as sessões plenárias na segunda-feira (26), no Sistema de Deliberação Misto (SDM), com a presença em plenário de, no máximo, 25 deputados.O retorno, conforme a Alep, é em virtude da diminuição dos caso

Da Redação

·
Assembleia Legislativa do Paraná retoma sessões plenárias
Icone Camera Foto por Luciomar Castilho/Alep
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.04.2021, 18:16:38 Editado em 25.04.2021, 18:17:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai retomar as sessões plenárias na segunda-feira (26), no Sistema de Deliberação Misto (SDM), com a presença em plenário de, no máximo, 25 deputados.

continua após publicidade

O retorno, conforme a Alep, é em virtude da diminuição dos casos da Covid-19 no Paraná e a redução na taxa de transmissibilidade da doença.

As atividades estavam suspensas desde o dia 1º de março, após a publicação do decreto estadual que restringiu várias atividades como medida de combate à Covid-19 no estado. Depois, as reuniões e sessões começaram a ocorrer de forma remota.

continua após publicidade

Em fevereiro deste ano, os deputados haviam retomado as atividades em plenário com a presença dos parlamentares, assim como a reunião, também de forma híbrida, da Comissão de Constituição e Justiça.

Contudo, com o anúncio de decreto estadual mais rígido e, posteriormente, também da bandeira vermelha em Curitiba, os trabalhos no Legislativo haviam retornado à fase remota, com presença em plenário apenas da Comissão Executiva.

Regras

continua após publicidade

Pelas novas determinações, o acesso à Assembleia Legislativa será permitido aos deputados estaduais, servidores efetivos, comissionados e do Gabinete Militar, além dos profissionais terceirizados e profissionais de imprensa.

Segundo a Alep, a entrada de autoridades municipais está autorizada, com um número máximo permitido de três por gabinete e em horários escalonados. Já a proibição da entrada de demais visitantes continua em vigor.

Entre as novas regras, está determinada uma nova quantidade de servidores nos gabinetes, lideranças, comissões e blocos parlamentares. Estão permitidos:

continua após publicidade

5 servidores para as lideranças do Governo e Oposição;4 servidores para a Comissão de Constituição e Justiça;3 servidores para os gabinetes;

2 servidores para as demais lideranças, comissões e blocos parlamentares, sendo permitido o revezamento desses servidores a cada cinco dias úteis.

continua após publicidade

Já a presença de servidores da administração está limitada a 30% e servidores com 60 anos ou mais e com comorbidades continuam com as atividades em teletrabalho, devendo permanecer em isolamento social como medida de prevenção, sob pena de configuração de falta administrativa.

"Retornaremos com todos os cuidados necessários conforme estabelece a Organização Mundial da Saúde e tomaremos todas as cautelas para que os senhores deputados e servidores estejam protegidos", disse o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

O primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), afirmou que essa flexibilização nas regras preventivas poderá ser revista caso algum descumprimento aconteça.

"Estamos flexibilizando com a absoluta consciência da responsabilidade que temos. Se verificarmos que não está sendo respeitado, que não há colaboração, vamos revogar o ato e retorna tudo através do sistema remoto".

Por G1 PR

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Assembleia Legislativa do Paraná retoma sessões plenárias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!