MAIS LIDAS
VER TODOS

Fim dos rótulos

Apucaranenses falam sobre Síndrome de Down na Alep

‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a campanha deste ano

Da Redação

·
Representante e diretora da Associação Download ocuparam a tribuna
Icone Camera Foto por Orlando Kissner/Alep
Representante e diretora da Associação Download ocuparam a tribuna
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2024, 10:38:19 Editado em 26.03.2024, 10:38:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná foi usado para pedir o fim dos rótulos aos portadores de Síndrome de Down. ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a campanha deste ano como forma de incentivar a inclusão.

continua após publicidade

Para falar sobre o assunto, ocuparam a tribuna a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Liana Lopes Bassi, e a representante da entidade e diretora da Associação Download, Luiza de Lucena Godoi Acosta, reforçando as ações relativas aos Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

“Estima-se que no Brasil exista aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. O objetivo é conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social de pessoas com Down e criar oportunidades”, justificou a deputada Luciana Rafagnin (PT), representando o deputado Arilson Chiorato (PT), proponente da agenda.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Prefeitura de Cambira realiza 'Manhã das Mulheres' no calçadão

“É um tema escolhido para ser debatido no mundo inteiro, porque costumeiramente as pessoas com deficiências intelectuais são consideradas atrasadas e são vistas como incapazes. E hoje nós temos visto que, quando bem estimuladas e, por meio de políticas públicas, têm acesso às fisioterapias, terapias ocupacionais e todas as estimulações necessárias, essas pessoas conseguem avançar. Estamos aqui para dizer que esses rótulos precisam cair. E não só os entes públicos, mas também a sociedade precisa dar mais oportunidade para as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências”, defendeu Liana Lopes Bassi.

“Sempre acreditei em mim mesma, no meu potencial, sabendo que eram os estereótipos que me limitavam, o defeito estava no olhar deles e não na minha condição. Provei ser capaz. Essa frase não é minha, é de milhares de pessoas com Síndrome de Down, que passam por isso e são rotuladas como incapazes. Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Apucaranenses falam sobre Síndrome de Down na Alep"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!