MAIS LIDAS
VER TODOS

evento

Após Show Rural, ExpoLondrina terá Vitrine do Biogás e do Biometano

A vitrine será lançada na próxima segunda-feira (08) e recebe os visitantes até sexta-feira (12)

Da Redação

·
Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores
Icone Camera Foto por Gilson Abreu/Arquivo AEN
Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2024, 12:48:18 Editado em 04.04.2024, 13:26:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sucesso no Show Rural de Cascavel, a Vitrine do Biogás e do Biometano também poderá ser visitada na ExpoLondrina 2024. Organizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sistema Faep/Senar, CIBiogas e Sociedade Rural do Paraná, a Vitrine será lançada na próxima segunda-feira (8) e recebe os visitantes até sexta-feira (12) no espaço do RenovaPR na Via Rural Smart Farm.

continua após publicidade

De acordo com o Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, replicar a Vitirine tem o intuito de incentivar que os laticínios, frigoríficos e produtores de proteína animal locais façam adesão ao tratamento de dejetos para geração de energia, seja com biogás ou biometano.

“No Norte do Paraná temos vários frigoríficos e laticínios que, obviamente, possuem resíduos agroindustriais. Diversos produtores de leite e suínos podem tratar dejetos e gerar energia, mas não sabem como fazer. A vitrine será uma ferramenta para que conheçam todas as possibilidades, custos e benefícios ambientais”, afirma.

continua após publicidade

Da mesma forma do Show Rural, os visitantes da ExpoLondrina serão recebidos numa sala escura onde serão projetadas imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos. Ele apresenta o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia em uma propriedade rural.

- LEIA MAIS: ExpoLondrina sediará 30º Encontro Estadual de Cafeicultores

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os passivos ambientais em dinheiro. O estande, que estará localizado no ambiente de áreas do IDR Paraná, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

continua após publicidade

O RenovaPR, criado pelo Governo do Paraná, completou dois anos em setembro do ano passado. Nesse período foram mais de 7,8 mil projetos desenvolvidos, que somaram R$ 1,36 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

UNIDADES DIDÁTICAS

continua após publicidade

O IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. São onze mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm. O espaço vai concentrar a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios. Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária.

Segundo Renan Ribeiro Barzan, gerente regional do IDR em Londrina, o objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento rural, dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, das mulheres e dos jovens. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, conclui.

FEIRA

A Expo Londrina tem como tema “A Expo que você quer ver” para refletir a capacidade que o evento tem de atender públicos e interesses plurais. Além das atrações técnicas, a feira terá mais uma edição da maratona Hackathon, a competição de inovação com soluções para o agronegócio. Já o Circuito Sertanejo terá shows de Victor & Léo, Maiara & Maraísa, César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e Fernando & Sorocaba.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Após Show Rural, ExpoLondrina terá Vitrine do Biogás e do Biometano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!