MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Após quedas de energia, Copel anuncia mutirão de manutenção preventiva

Apucarana registrou vários problemas provocados por quedas de galhos na fiação nos últimos dias

Da Redação

·
O objetivo é reduzir desligamentos de energia na primavera e verão
Icone Camera Foto por Divulgação/AEN
O objetivo é reduzir desligamentos de energia na primavera e verão
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2023, 16:18:28 Editado em 14.09.2023, 16:35:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após sucessivos problemas de queda de energia, a Copel vai realizar neste sábado (16) manutenção preventiva das redes elétricas de Apucarana (PR). Segundo a empresa, a cidade foi incluída em mutirão que será realizado, ao todo, em 128 municípios do Paraná, com a mobilização de cerca de dois mil trabalhadores nas atividades. Eles vão trabalhar com poda de árvores próximas à rede elétrica, roçada sob as linhas de transmissão e retirada de objetos enroscados na fiação. O objetivo é reduzir desligamentos de energia nas estações da primavera e verão.

continua após publicidade

Apucarana vem registrando muitas reclamações com a interrupção do fornecimento de energia. Nesta quarta-feira (13), por exemplo, a cidade teve problemas com a falta de energia em pontos da área central, provocados por queda de galhos e árvores. A Copel também realizará a manutenção da fiação de telefonia nos postes em Apucarana.

-LEIA MAIS: Graciosa terá bloqueio total para recuperação de pavimento

continua após publicidade

Esta será a quinta edição da mobilização, que conta com a participação de equipes das áreas de serviços, manutenção, inspeção, obras e compartilhamento de postes. De acordo com a superintendente de Manutenção da Copel, Andrea Cristina Brotto Bertolin, o mutirão intensifica um trabalho que é feito no dia a dia. “É nossa rotina acompanhar de perto o bom estado das redes e monitorar constantemente os índices de desligamento”, explica a engenheira. As distribuidoras de energia elétrica no Brasil têm metas estipuladas pelo órgão regulador, a Aneel, quanto à frequência e também a duração da falta de luz em cada conjunto elétrico atendido.

A preocupação com o período de chuvas no início da primavera se dá principalmente pelo contato de galhos de árvores, durante os temporais. Com a umidade, também aumenta o risco de desligamento por objetos enroscados nas redes, como as pipas. Ao molharem, eles podem se tornar condutores de energia e causar curto-circuito, interrompendo o abastecimento de energia.

Os trabalhos do mutirão não terão impacto para os consumidores, pois serão executados com a rede ligada. Além da retirada dos objetos, as equipes farão ainda inspeção das redes, pequenos reparos e manutenção preventiva de subestações. Em nove municípios haverá também trabalhos de regularização de redes de telefonia, em pontos que persistem inadequados mesmo após notificação das operadoras. São eles: Apucarana, Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.

continua após publicidade

SUSTENTABILIDADE – Todos os anos, o cuidado com o meio ambiente acompanha a programação do mutirão, com doação de mudas adequadas para o plantio embaixo da rede elétrica e a trituração dos resíduos de podas para cobertura do solo em hortas comunitárias.

A superintendente de Manutenção da empresa destaca que o compromisso da Copel com os pilares de cuidados com o meio ambiente, responsabilidade social e governança está presente em todo o planejamento e execução dos serviços de campo. “Como maior empresa do Paraná, temos esse compromisso de entregar sempre o nosso melhor, não só na parte técnica, mas também no cuidado com as pessoas e com a natureza”, afirma.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Após quedas de energia, Copel anuncia mutirão de manutenção preventiva"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!