MAIS LIDAS
VER TODOS

SUPORTE

Após atentado, Paraná vai reforçar assistência psicológica nas escolas

Cerca de 200 profissionais da psicologia atuarão, dentro dos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo Estado

Da Redação

·
Secretaria de Educação do Paraná promete suporte aos professores a alunos
Icone Camera Foto por Hedeson Alves/Seed
Secretaria de Educação do Paraná promete suporte aos professores a alunos
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.06.2023, 14:48:13 Editado em 20.06.2023, 14:48:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o objetivo de aumentar o suporte aos estudantes da rede estadual, o Governo do Paraná vai reforçar o atendimento psicológico nas instituições de ensino de todo o Estado, começando pelo Colégio Estadual Helena Kolody, no município de Cambé, onde um ato de violência impactou de forma drástica a comunidade escolar e toda a sociedade.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Conheça herói que evitou tragédia maior em Cambé

Com as aulas suspensas até a próxima segunda-feira (26) a escola receberá profissionais capacitados para atendimento dos alunos, professores, colaboradores e pais já a partir desta quinta-feira (22). O objetivo é criar uma rede de apoio e prestar suporte emocional diante da gravidade dos acontecimentos.

continua após publicidade

Capacitados para lidar com estas e outras questões, principalmente entre jovens em idade escolar, os psicólogos desempenham papel fundamental para o bem-estar emocional e desenvolvimento cognitivo e social. Ao oferecer suporte psicológico, esses profissionais trabalham no enfrentamento aos desafios pessoais, acadêmicos e sociais, fornecendo espaço seguro para que a comunidade escolar expresse seus sentimentos e preocupações.

Para o secretário da educação, Roni Miranda, tal apoio se mostra fundamental no dia a dia das escolas. “O acesso a tal suporte nas escolas da rede estadual tem mudado significativamente a rotina dos alunos, proporcionando melhor compreensão das emoções, ensinando habilidades de gerenciamento de estresse e oferecendo estratégias para lidar com adversidades”, afirma.

Por isso, segundo o secretário, a exemplo de programas como o Escola Escuta e Bem Cuidar (que prestam suporte emocional à comunidade escolar), novas medidas serão implementadas para apoiar de forma ainda maior alunos, colaboradores e professores.

continua após publicidade

Por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Governo do Paraná, cerca de 200 profissionais da psicologia atuarão, dentro dos próximos meses, no atendimento às comunidades escolares de todo o Paraná. “A presença de psicólogos nas escolas também pode contribuir para a prevenção e detecção precoce de problemas de saúde mental, promovendo um ambiente escolar mais saudável e acolhedor para todos”, completa Miranda.

BEM CUIDAR – Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o aplicativo oferece atendimento psicológico on-line gratuitamente. Lançada oficialmente em junho de 2022, a ferramenta de telessaúde conta hoje com o cadastro de aproximadamente 4,8 mil profissionais da rede estadual de educação.

O Bem Cuidar está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Após realizar o download do app no smartphone, é preciso fazer um rápido cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis.

continua após publicidade

A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. É preciso, então, se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão on-line. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.

ESCOLA ESCUTA – Criado no início de 2023, o programa viabiliza profissionais de referência na área da psicologia para realizar, gratuitamente, a escuta e acolhimento dos estudantes dentro das mais de 2 mil escolas. O objetivo é auxiliar os mesmos em questões e dificuldades no dia a dia escolar e convívio social e familiar.

LEMBRANÇA NAS OUTRAS ESCOLAS – Nesta terça, todas as outras unidades da rede estadual demonstraram apoio às vítimas e fizeram um minuto de silêncio.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Após atentado, Paraná vai reforçar assistência psicológica nas escolas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!