Paraná

Aplicativo Menor Preço ajuda consumidor a economizar

Com o aumento significativo do preço dos combustíveis, o aplicativo se destaca como um importante instrumento na hora de abastecer

Da Redação ·
Menor Preço ajuda consumidores a economizar em combustíveis
fonte: SEFA
Menor Preço ajuda consumidores a economizar em combustíveis

Aplicativo desenvolvido pela Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e Secretaria estadual da Fazenda permite encontrar postos de gasolina mais em conta. Com o aumento significativo do preço dos combustíveis, o Menor Preço se destaca como um importante instrumento na hora de abastecer – já são mais de 3 mil postos cadastrados em todo o Estado que emitem notas fiscais diárias.

continua após publicidade

A ferramenta mostra na aba “combustíveis”, na primeira tela do celular ou do site, as seguintes opções: gasolina, gasolina aditivada, etanol, diesel ou GNV. O consumidor pode, através do filtro de pesquisa, saber a distância e a data em que a nota fiscal foi emitida. Nesse caso, o App também informa o endereço e a distância até o local, traçando a rota até o estabelecimento selecionado.

O Menor Preço permite ao usuário pesquisar os preços de produtos em cerca de 100 mil estabelecimentos no Estado. As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um varejista emite uma nota fiscal. Toda semana, mais de 10 milhões de preços são atualizados.

continua após publicidade

Lançado em 2016 pelo Governo do Paraná para ajudar o consumidor a pagar menos em suas compras no varejo, o Menor Preço foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda e a Celepar e está disponível para Android e iOS.

“A tecnologia pode ser uma grande aliada também do bolso da população, ao utilizar o App Menor Preço é possível encontrar locais com melhores preços para produtos, e assim economizar, inclusive em combustível”, disse o presidente da Celepar, Leandro Moura.

continua após publicidade

PESQUISA DE PREÇO

O consumidor pode verificar os preços em um raio de até 20 quilômetros, por meio do código de barras do item “lido” com o próprio celular, ou pelo nome do produto. Após selecionar o estabelecimento desejado, a ferramenta informa a distância, a data da venda (é possível ajustar para a última hora) e ainda disponibiliza um mapa com o caminho mais curto. O aplicativo vai mostrar o endereço do estabelecimento, a distância a ser percorrida para chegar até ele e também o preço praticado pelo posto.