MAIS LIDAS
VER TODOS

Vacina

Aplicação da segunda dose da vacina avança no Paraná

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 avança no Paraná. Nesta semana, diversos municípios iniciaram a segunda etapa da imunização. O esquema da segunda dose começa pelos idosos que vivem em asilos, profissionais que atuam nestes locais e

Da Redação

·
Aplicação da segunda dose da vacina  avança no Paraná
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.02.2021, 15:59:17 Editado em 12.02.2021, 15:59:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 avança no Paraná. Nesta semana, diversos municípios iniciaram a segunda etapa da imunização. O esquema da segunda dose começa pelos idosos que vivem em asilos, profissionais que atuam nestes locais e pessoas com deficiências severas e, depois, segue com a vacinação dos indígenas aldeados e trabalhadores da saúde da linha de frente, que são os grupos imunizados na primeira etapa da vacinação.

continua após publicidade

A distribuição do imunizante foi feita pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde, e já está em processamento nos municípios. O esquema segue os protocolos estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização. As doses já estão nos municípios e foram enviadas anteriormente, de acordo com as remessas recebidas do Ministério da Saúde.

Idosos que residem em ILPIS e indígenas não se deslocam para receberem a segunda dose. Repetindo o esquema da primeira etapa, a aplicação está sendo feita nos asilos e nas aldeias. Os demais grupos devem seguir os esquemas vacinais preparados pelas secretarias municipais de saúde.

continua após publicidade

“Estamos otimistas com o início de mais uma etapa para a imunização dos grupos prioritários e organizados para seguirmos com a vacinação de toda a população, seguindo sempre as regras estabelecidas pelo PNI, que é um programa de vacinação reconhecido internacionalmente”, afirmou do secretário da Saúde, Beto Preto.

A vacinação segue em todo Estado e ocorre de acordo com o recebimento de imunizantes, de forma gradual e escalonada conforme o Plano Estadual de Vacinação. Até o fim de maio de 2021 a expectativa do Governo do Paraná é de vacinar cerca de 4 milhões de paranaenses.

DOSE 2 - A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância do registro da vacina, que garante o recebimento da segunda dose. “A partir da aplicação da segunda dose as pessoas estarão mais protegidas contra a Covid-19 e para isso destacamos que é fundamental o registro da primeira vacina recebida”, afirmou.

continua após publicidade

Números preliminares da vacinação nestes grupos apontam que dos 12.224 idosos com 60 anos ou mais institucionalizados, cerca de 11 mil já receberam a primeira dose e agora receberão a segunda. Dos 10.565 indígenas aldeados, 8.167 haviam recebido a primeira dose até a quarta-feira desta semana.

“Como ainda estamos vacinando grupos prioritários, a dinâmica dos números muda diariamente, por isso destacamos que são dados preliminares. O mais importante é ressaltarmos que os grupos prioritários estão recebendo a vacina em todo o Estado que registra mais de 200 mil doses aplicadas”, ressaltou a diretora.

Com informações de: Agências de Notícias do Paraná

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Aplicação da segunda dose da vacina avança no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!