Alunos paranaenses estão na etapa final do Parlamento Jovem 2020 - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Educação

Alunos paranaenses estão na etapa final do Parlamento Jovem 2020

Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Paraná tem cinco estudantes finalistas na etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro deste ano, projeto da Câmara dos Deputados em parceira com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Eles fazem partes dos 78 estudantes de todo o Brasil que terão a oportunidade de participar da Jornada Parlamentar e aprender sobre o processo legislativo e as várias questões envolvidas na análise e aprovação de um projeto de lei. O Paraná é o quinto estado com o maior número de finalistas.

Dos cinco finalistas paranaenses, três são da rede estadual de ensino: Evandro José Faria Junior, do Colégio Estadual Prof. Meneleu Almeida Torres, em Ponta Grossa; Guilherme Felipe Koch, do Colégio Estadual Eron Domingues, em Marechal Cândido Rondon, e Vitória Capuchi da Silva, do Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas, em Ventania.

O programa consiste em engajar os jovens para refletirem juntos a respeito da política e do papel do cidadão, fortalecendo o diálogo, a democracia e o exercício da cidadania. Nesta edição, devido à pandemia, boa parte do projeto será feito remotamente – a Jornada Parlamentar online. Os alunos vão tomar posse do mandato como Jovens Deputados em sessão solene a distância, em 22 de outubro, com transmissão pela TV da Câmara.

A partir disso, eles passam a exercer a mandato com reuniões e ferramentas online, incluindo atividades como a distribuição de projetos, formação de comissões técnicas, redação de pareceres, entre outras ações semelhantes as que fazem os deputados federais. O início dos trabalhos das Comissões Temática está marcado para 26 de outubro.

O ponto alto do mandato, a experiência legislativa presencial  em Brasília, na Câmara dos Deputados, está prevista para maio de 2021, entre os dias 11 e 14. A data ainda será confirmada em razão da pandemia.

PROCESSO - Em 31 de julho, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou a lista dos jovens estudantes da rede estadual que foram selecionados para a segunda fase da 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Os 64 alunos candidatos inscreveram seus projetos e o Departamento de Programas para a Educação Básica da pasta fez a primeira avaliação. Para a segunda fase, 20 alunos foram selecionados para representar o Paraná na fase seguinte do programa, em âmbito nacional.

Para participar do programa o aluno deveria criar uma projeto de lei, com tema livre e que, de alguma forma, buscasse soluções para questões presentes em seu contexto social, cultural ou econômico. A avaliação dos projetos de lei levou em conta a justificativa da proposição, a relevância e mérito para a sociedade, a técnica legislativa, a boa argumentação, o uso da norma culta da Língua Portuguesa entre outros.

Os projetos de lei dos jovens representantes do Paraná se referem à saúde, educação, tecnologia e acesso à moradia.

Confira os projetos dos finalistas:

Evandro José Faria Júnior – Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres – Ponta Grossa/PR – Ementa do Projeto de Lei: Sistema Nacional de Dados Básicos de Saúde, que dispõe sobre a criação de um sistema integrado de dados básicos de saúde da população brasileira e dá outras providências. 

Giovana Sabino da Silva – Colégio Militar de Curitiba – Curitiba/PR – Ementa do Projeto de Lei: Determina a Criação da Semana da Comunicação Não-Violenta, realizada anualmente em instituições públicas e privadas do Brasil e voltada a estudantes do ensino fundamental, ensino médio e do ensino superior em licenciatura. 

Guilherme Felipe Koch – Colégio Estadual Eron Domingues – Marechal Cândido Rondon/PR – Ementa do Projeto de Lei: Fica decretado, em todo o território brasileiro, o financiamento de casas, via Caixa Econômica ou Banco do Brasil, com juros mais baixos, prazos mais acessíveis, para pequenos agricultores que comprovem trabalhar na Agricultura, e sejam os proprietários da terra. 

Vagner Luis Carneiro de Campos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Campus União da Vitória – União da Vitória/PR – Ementa do Projeto de Lei: Cria o Programa Brasil Digital e dá outras providências.

Vitoria Capuchi da Silva – Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas – Ventania/PR – Ementa do Projeto de Lei: Institui a obrigatoriedade da inserção de conteúdos relacionados a primeiros socorros no Ensino Médio em Instituições de Ensino brasileiras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Alunos paranaenses estão na etapa final do Parlamento Jovem 2020"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.