MAIS LIDAS
VER TODOS

BOLETIM

Alerta: Dengue soma 13.460 casos da doença no Paraná

O Estado tem agora 65.263 notificações para a dengue

Da Redação

·
Alerta: Dengue soma 13.460 casos da doença no Paraná
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2021, 21:07:18 Editado em 04.05.2021, 21:08:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O informe semanal da dengue publicado hoje (4) pela Secretaria Estadual da Saúde registra 1.584 novos casos da doença. O período epidemiológico, com início em agosto de 2020, soma 13.460 casos em todo o estado, distribuídos em 262 municípios.

continua após publicidade

221 municípios apresentam casos autóctones, confirmando que 11.837 pessoas se contaminaram nas cidades de residência.

O Estado tem agora 65.263 notificações para a dengue; são 5.249 a mais que a semana anterior.

continua após publicidade

14 municípios apresentam casos de dengue grave e 31 apresentam casos de dengue com sinais de alarme.

“A Sesa segue apoiando os municípios no combate à dengue e reforçamos à população que a principal medida de prevenção para a doença é a eliminação dos pontos que podem acumular ou empoçar água que podem se transformar em criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Diante do cenário crítico da pandemia da Covid-19, precisamos evitar a presença de mais um agravante como a dengue, que pode ter sua principal causa evitada, acabando com os focos do mosquito nos ambientes domésticos”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

continua após publicidade

O Aedes aegypti se prolifera quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água parada, como nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d´água e reservatórios e destampados, garrafas plásticas, entre outros.

“Lembramos que há poucos dias tivemos o anúncio do primeiro caso de co-infecção por Covid-19 e dengue, confirmado laboratorialmente no estado, em que um homem de 31 anos, morador do município de Ortigueira foi contaminado. Ele está bem, conforme foi divulgado, em recuperação; mas fica o alerta a todos sobre as medidas de prevenção para a Covid-19, com o uso de máscara de proteção individual, higienização das mãos e distanciamento social, e para a dengue, com a eliminação dos focos de água parada”, destacou a coordenadora.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Alerta: Dengue soma 13.460 casos da doença no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!