MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Agricultor se torna exemplo de sustentabilidade no Paraná

Edgard Tenorio Cavalcanti trabalha com mais de 70 espécies de frutas, verduras e temperos

Da Redação

·
Acerola está entre as frutas produzidas por Cavalcanti
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO
Acerola está entre as frutas produzidas por Cavalcanti
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.12.2023, 14:25:48 Editado em 19.12.2023, 14:31:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Litoral possui um perfil de produção agropecuária distinto do restante do Paraná. A região é formada em aproximadamente 90% por área de preservação que envolve floresta, restinga e mangue. Sobram apenas 10% para o plantio. Devido a essas restrições, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) incentiva o desenvolvimento de atividades que permitem maior rentabilidade em pequenas áreas, como é o caso da produção de frutas, hortaliças e palmáceas.

continua após publicidade

O produtor Edgard Tenorio Cavalcanti, de Paranaguá, é um exemplo de como extrair o sustento das atividades agrícolas com sustentabilidade, ou seja, respeitando e preservando o meio ambiente. Em sua propriedade de 2,5 hectares, localizada na Colônia Santa Cruz, Cavalcanti trabalha com mais de 70 espécies entre elas lichia, acerola, maracujá, banana, açaí, palmito Jussara, pitaya, laranja, temperos, folhosas, abacaxi, feijão, arroz, mandioca, cacau e café.

- LEIA MAIS: IAT inicia planejamento para licenciar obras de concessão

continua após publicidade

O cultivo é todo realizado dentro de manejo agroecológico. Caixas de abelhas nativas foram espalhadas pela propriedade para polinização e produção de mel destinado ao consumo da família e venda. “Todo o consumo da minha família vem da nossa produção. E a nossa renda também, com a venda de alimentos e de mudas que fazemos”, afirma.

Cavalcanti recebe assistência do IDR-Paraná há décadas, e afirma que a orientação que vem do extensionista Leoclides Lazzarotto, profissional do Instituto, o ajudou a alcançar qualidade de vida e sustento, com a oferta de produtos saudáveis. O extensionista assessora o produtor, principalmente, no manejo orgânico das culturas, formação de lavouras, práticas agroecológicas, sustentabilidade, acesso ao crédito rural, segurança alimentar e nutricional da família, e na comercialização.

A venda da produção obtida por Cavalcanti é toda feita de forma virtual, o que mostra uma visão atualizada do produtor. “Os clientes são fiéis. Eles fazem encomendas pelo WhatsApp, marcamos dia e hora para vir buscar. Nem frete eu faço. Tudo que eu produzo aqui na propriedade eu vendo, nada se perde”, conta Cavalcanti.

continua após publicidade

Segundo Lazarotto, a maioria dos agricultores do Litoral pode se beneficiar do sistema de agroecologia. “Com as condições de clima e solo do Litoral, nossos produtores podem trabalhar o sistema, prezando pela conservação ambiental com obtenção de renda. O trabalho exige recuperação do solo, manejo adequado e seleção de espécies que se adaptam à região”, explica. Outro ponto que pode expandir o sistema e beneficiar os produtores, segundo ele, é o incentivo à pesquisa para qualificar o sistema de agrofloresta.

PESCA
Também no Litoral, o setor da pesca, incluindo aí também a produção animal, é desenvolvida por pescadores artesanais, envolvendo um número grande de famílias. Por isso, tem forte impacto na economia regional. As principais atividades agropecuárias do Litoral são o pescado e a produção de palmito, frutas e hortaliças. Como principal atividade, a pesca é responsável por quase 50% do Valor Bruto da Produção (VBP) regional.

O cultivo de banana também é forte e representa mais do que a metade do total produzido no Estado, dando créditos especiais ao município de Guaratuba. A região produz, ainda, hortaliças, arroz, e outras frutas, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral).

A mandioca também é importante regionalmente, pois garante o sustento de muitas famílias que exploram esta cultura para venda in natura (aipim de mesa), descascada e embalada, e também para fabricação artesanal de farinha, reconhecida por sua qualidade.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultor se torna exemplo de sustentabilidade no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!