Paraná

'Agora vamos ter lockdown', diz prefeito de Curitiba

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia 'Agora vamos ter lockdown', diz prefeito de Curitiba
fonte: Reprodução
'Agora vamos ter lockdown', diz prefeito de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou que a partir deste sábado (13 de março) a capital paranaense entrará na bandeira vermelha no enfrentamento contra a pandemia do novo coronavírus. Na prática, isso significa que a cidade, pela primeira vez desde o início da crise sanitária, terá de enfrentar um lockdown.

continua após publicidade

O anúncio foi feito por meio de um vídeo, encaminhado na noite desta sexta-feira (12 de março) pela equipe de comunicação aos jornais da capital paranaense. Segundo Greca, o decreto é válido a partir da meia-noite desta sexta (12).

"A partir da meia-noite eu estou decretando lockdown na cidade de Curitiba por oito dias. Desse sábado que vai nascer até a outra semana, no domingo. É um esforço imenso para evitar a transmissão. Pela primeira vez teremos lockdown, nunca havíamos tido", declarou o prefeito curitibano, argumentando ainda que a tomada de uma medica mais drástica atende apelo do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e de órgãos do Poder Judiciário, como o Ministério Público da Saúde, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), além de um apelo da própria secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

continua após publicidade

O que muda

Segundo a Prefeitura, ainda hoje serão dados mais detalhes sobre as novas medidas de combate à pandemia. No vídeo repassado à imprensa, porém, Greca já dá alguns esclarecimentos.

"Ainda amanhã os supermercados estarão abertos e durante todos os dias da semana que vem os supermercados estarão abertos. Os postos de gasolina também, as farmácias também, os serviços essenciais de limpeza pública da cidade também. Mas as obras públicas não vão funcionar e vamos proibir o funcionamentos da indústria, do comércio e dos serviços dessa cidade que nos é tão cara."

continua após publicidade

Colaboração, Bem Paraná


Tags relacionadas: #Curitiba #DECRETO #Lockdown