MAIS LIDAS
VER TODOS

Saiba mais

Agepar abre consulta pública sobre revisão tarifária do gás canalizado

Participação é aberta para qualquer cidadão, independente de sua formação acadêmica e área de atuação profissional, assim como e demais interessados

Da Redação

·
A consulta acontecerá nesta terça-feira (5)
Icone Camera Foto por Foto: Agepar
A consulta acontecerá nesta terça-feira (5)
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2024, 12:16:32 Editado em 04.03.2024, 12:16:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais uma vez, os cidadãos paranaenses e demais representantes da sociedade civil poderão contribuir com a 1ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) do serviço de distribuição de gás canalizado no Paraná. Nesta terça-feira (5), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) abre nova consulta pública relacionada à RTP do gás, desta vez com a temática “Plano de Contas, Manual de Contabilidade Regulatória e Manual de Auditoria da Contabilidade Regulatória”.

continua após publicidade

“A cada nova etapa da RTP que avançamos, damos novas oportunidades de participação social com a abertura de consultas públicas. Desta vez, as contribuições devem conter sugestões, questionamentos e outros comentários sobre a nossa proposta para o Plano de Contas, Manual de Contabilidade Regulatória e Manual de Auditoria da Contabilidade Regulatória”, destaca Adalto Acir Althaus Junior, chefe da Coordenadoria de Distribuição de Gás Canalizado da Agepar.

- LEIA MAIS: PR expõe atrativos em evento para a maior agência de turismo do Brasil

continua após publicidade

De acordo com ele, esses documentos são importantes não apenas para esta 1ª RTP como também para os próximos ciclos tarifários, pois apresentam critérios para converter a contabilidade tradicional para a contabilidade regulatória, contribuindo para o acompanhamento e controle de elementos que compõem a tarifa, como a depreciação de ativos, custos da operação e receitas extraordinárias, entre outros.

“A contabilidade regulatória tem por objetivo fornecer informações relativas aos setores regulados, contribuindo para minimizar os riscos associados à assimetria de informações entre regulador, empresa regulada e demais agentes econômicos envolvidos, por meio da produção de informações focadas em aspectos de operação, administração, comercialização e de planejamento da concessionária regulada”, explica.

No setor de gás canalizado, a Agepar é a segunda do país a adotar a Contabilidade Regulatória, sendo precedida apenas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). Já o Manual de Auditoria da Contabilidade Regulatória da Agepar proposto nesta consulta pública é inédito no Brasil para o setor.

continua após publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

COMO PARTICIPAR

A participação na consulta pública é aberta para qualquer cidadão, independente de sua formação acadêmica e área de atuação profissional, assim como empresas, associações, outras entidades e órgãos públicos e demais interessados. Para enviar suas contribuições, basta acessar o formulário no site da Agepar, neste link.

Neste mesmo link, os interessados encontram as propostas de Plano de Contas e Manual de Contabilidade Regulatória para análise. As orientações para participação na consulta pública também estão disponíveis em vídeo, no Youtube (neste link). O prazo para participação termina em 3 de abril.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Agepar abre consulta pública sobre revisão tarifária do gás canalizado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!