Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Paraná

Richa repassa máquinas para consórcios municipais do Noroeste

.

O Governo do Estado repassou mais duas patrulhas rurais para readequar e melhorar as condições das estradas rurais de municípios do Noroeste do Paraná. Os conjuntos de máquinas e equipamentos foram entregues pelo governador Beto Richa nesta quinta-feira (29), em Paranavaí, ao Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafem), formado por 12 cidades, e ao Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), composto por outras 13.

“As patrulhas ficam a cargo dos consórcios da região para fazer a readequação das estradas rurais”, disse o governador. “É um importante avanço para ajudar os nossos produtores rurais, fortalecendo a nossa agricultura”, acrescentou.

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 43 milhões na compra de 16 patrulhas. Deste total, nove já foram adquiridas, dentro do programa Pró-Rural, executado pelo Governo do Paraná com financiamento do Banco Mundial. Outras sete estão em processo de licitação para serem compradas com recursos próprios do Estado.

O convênio com os dois consórcios da região Noroeste faz parte do segundo lote de patrulhas, adquiridas com recursos do Governo do Paraná.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Paranavaí da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Gabriel Back, cada patrulha teve investimento em torno de R$15 milhões.

“Nossa região foi contemplada com duas patrulhas, onde os consórcios trabalharão com tecnologia e atenção para que os serviços sejam bem feitos. São em torno de 5 mil km a serem readequados por esses consórcios que correspondem a 29 municípios”, disse.

Ele afirmou, ainda, que os municípios não conseguem fazer a readequação das estradas com recursos próprios. “O Estado, junto com os municípios, permite um melhor atendimento para o escoamento da safra, trânsito dos estudantes e melhoria de deslocamento dos moradores da área rural”, afirmou.

Para o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, as patrulhas vão colaborar com o desenvolvimento dos municípios do Noroeste, que são eminentemente agrícolas. “O agronegócio aqui é a maior fonte de renda para a população, então a gente tem muitas estradas rurais, não só em Paranavaí, mas em outros municípios. Portanto, é muito importante mantê-las em boas condições para escoar todas essas riquezas do Noroeste”, disse.

ETAPAS - Os municípios precisam cumprir várias etapas antes das obras de adequação e readequação de estradas rurais, como a capacitação de técnicos para elaboração dos projetos, gestão da malha rodoviária municipal, capacitação de operadores de máquinas e motoristas de caminhões, elaboração de planos de gestão e mapeamento.

Após cumprir essas etapas, os municípios podem iniciar a execução dos serviços nas estradas rurais. O repasse das máquinas é feito por meio de termo de cessão de uso, válido por um período de dois anos.

CONJUNTO – A Patrulha Rural é composta por oito máquinas: um caminhão comboio, dois caminhões 6x4, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira e um rolo compactador.

MUNICÍPIOS – O consórcio Comafem é formado por Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Marilena, Nova Londrina, Porto Rico, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São Pedro do Paraná, Santa Mônica e Santa Izabel do Ivaí.

Formam o CICA os municípios de Amaporã, Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador,  Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São Manoel do Paraná, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.

“A Região é eminentemente agrícola, sendo forte produtora de mandioca, cana-de-açúcar, pecuária, leite de corte, entre outros. As nossas estradas são bem utilizadas para  escoamento da safra e também no transporte escolar de quem mora na área rural”, destacou o prefeito de São João do Caiuá e presidente do consórcio CICA, Carlos Maia.

“Essa patrulha vai resolver esse problema, que é um anseio de toda a população da nossa região”, acrescentou o prefeito ao afirmar que uma reunião está marcada para decidir qual cidade começa a trabalhar com as máquinas.

Os dois consórcios somam cerca de 250 mil habitantes que vão ser beneficiados direta e indiretamente com a readequação das estradas rurais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Paraná

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber